COLUNAS

min de leitura - #

TSE e os detentos

Da Redação

| Edição de 29 de maio de 2016 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou nesta semana o programa Começar de Novo, que busca vagas de trabalho em órgãos públicos e empresas para presos e egressos do sistema carcerário. A medida vale para o preso em regime aberto e também para o semiaberto, sendo que a cada três dias trabalhados há o desconto de um dia na pena. A expectativa do TSE é de que em curto prazo 100 vagas sejam oferecidas para o programa. Após a adesão dos tribunais eleitorais locais ao programa, esse número deve subir para 1.000 postos em todo o País. No evento para anunciar o convênio, o presidente do TSE, Gilmar Mendes, disse que a medida é importante para enfrentar os problemas do sistema carcerário. “Nós temos poucos programas, por isso temos uma das maiores taxas de reincidência do mundo. Se essas estatísticas forem confiáveis, nós temos uma reincidência de 70% ou 80%”, diz Mendes.

Coordenador O ex-prefeito de Apucarana, Valter Pegorer (PMDB), será o coordenador geral da campanha eleitoral do candidato a prefeito Sérgio do Cristma (PSDB). Pegorer, inclusive, já está atrás de um marqueteiro e de equipamentos para produção dos programas de rádio e televisão.

Marqueteiro A princípio, o primeiro profissional sondado para ser marqueteiro da campanha de Sérgio do Cristma foi Pedro Campoy, o conhecido Corisco, que já participou de diversas campanhas em Apucarana. Como Corisco não aceitou, quem deverá ser marqueteiro é Eduardo Yokomizo, que aceitou a função.

Reforço Ao lado de Pegorer e Yokomizo, também virá a Apucarana para trabalhar na campanha eleitoral de Sérgio do Cristma o hoje empresário André Pegorer, que tem negócios milionários em Curitiba e no Rio de Janeiro. Ele deverá deixar os negócios por um período para se dedicar à campanha do tucano.

Apoio Em sua passagem por Apucarana, ontem pela manhã, o deputado estadual Tercílio Turini (PPS) fez questão de deixar claro seu apoio à candidatura do professor William Caetano para prefeito. Além disso, ele reforçou que o partido no município é bem organizado e composto por importantes lideranças.

Amizade Tercílio Turini disse que tem um bom relacionamento com o prefeito Beto Preto (PSD) do ponto de vista pessoal. “O prefeito é médico, assim como eu. Ele foi meu aluno no Hospital Universitário de Londrina. Nós temos uma amizade de longa data. Do ponto de vista político, ele tem as alianças dele, e nós, as nossas”.

Temer Questionado sobre o governo Temer, Turini relembrou que dez deputados do PPS votaram pela saída da presidente Dilma (PT), então, o PPS está na base do novo governo. Diante disso, trabalha para dar sustentação para que o País possa sair desta mais grave crise econômica e política da história do Brasil.

Assinaturas O grupo Cristãos pelo Brasil fez ontem no centro de Apucarana a última coleta de assinaturas para o projeto de iniciativa popular que reduz os subsídios dos vereadores para o próximo mandato. Segundo o grupo, mais de seis mil assinaturas foram colhidas. O projeto será entregue à Câmara nos próximos dias.

Ex-vereador Morreu anteontem o ex-vereador de Apucarana, Adalto Ratti, aos 82 anos de idade. Seu corpo foi velado na Capela Mortuária e sepultado na tarde de ontem no Cemitério Cristo Rei. Ratti foi vereador no período de 1989 a 92, durante a gestão do ex-prefeito José Domingos Scarpellini.

Coletivo Representantes do chamado “Coletivo”, grupo político ligado a Aurita Bertoli em Apucarana, estiveram reunidos ontem na sede da Associação dos Bancários, para avaliar as ações da vereadora e a conjuntura política nacional, estadual e muicipal. O grupo é representado por movimentos sociais e religiosos.

FPM Prefeituras de todo o País recebem nesta segunda-feira o terceiro e último repasse de maio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), ao levar-se em conta a inflação do período, este repasse de amanhã é 3,63% menor em relação a maio do ano passado.

Vapt Vupt
O rigor da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) está deixando pensativos muitos pré-candidatos a prefeito.

Segundo um ex-prefeito da região, em função da lei fiscal os maiores problemas vêm depois que o gestor deixa o cargo.

O ex-vereador Frazinho (PMDB) deverá ser o candidato a prefeito de Rio Rom representando as
oposições.

Amanhã, às 16h30, na Câmara de Apucarana, o prefeito Beto Preto fará prestação de contas do 1º quadrimestre.