O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, esclareceu que o apagão ocorrido na madrugada de terça-feira (14) em todo o país não foi causado por falta de energia, mas sim por um problema na infraestrutura, decorrente de um incêndio em uma subestação no Paraná. Ele enfatizou que a situação não se assemelha aos apagões de 2001 e 2021, que foram causados por falta de energia e planejamento. Atualmente, o Brasil possui uma oferta abundante de energia.
Fortalecimento do Sistema de Transmissão
Durante uma entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Silveira destacou que o sistema de transmissão do Brasil foi significativamente reforçado, com a contratação de 70 bilhões em linhas de transmissão. Ele mencionou que há obras em andamento em todo o Nordeste, visando o centro de carga no Sudeste, além da conexão entre Manaus e Boa Vista, o que aumenta a segurança energética do país.
O ministro classificou o incidente como um episódio isolado, ressaltando que o Operador Nacional do Sistema respondeu prontamente graças ao moderno sistema de operação nacional.
Com informações da Agência Brasil