ECONOMIA

min de leitura

Brasil bate pela 1ª vez marca de 5 milhões de barris de petróleo e gás

(via Agência Brasil)

| Edição de 01 de setembro de 2025 | Atualizado em 01 de setembro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Brasil alcançou em julho um marco histórico ao superar pela primeira vez a produção diária de 5 milhões de barris de petróleo e gás natural. A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgou nesta segunda-feira (1º) que o recorde foi de 5,160 milhões de barris diários.

Focando apenas no petróleo, a produção em julho foi de 3,959 milhões de barris por dia, o que representa um aumento de 5,4% em relação a junho e de 22,5% comparado a julho de 2024.

Já a produção de gás natural no mesmo mês alcançou 190,89 milhões de metros cúbicos por dia, registrando um crescimento de 5,1% em relação a junho e de 26,1% em comparação com julho do ano anterior.

Produção no Pré-sal

Os campos do pré-sal foram responsáveis por 79,1% da produção total em julho, atingindo 4,077 milhões de barris diários. Este volume representa um aumento de 5,6% em relação ao mês anterior e de 24,2% em comparação com julho de 2024.

O óleo e o gás do pré-sal foram extraídos de 169 poços, sendo o campo de Tupi, na Bacia de Santos, o mais produtivo, com quase 800 mil barris diários de petróleo.

A plataforma FPSO Guanabara, localizada na jazida compartilhada de Mero, também na Bacia de Santos, foi a que mais contribuiu para o recorde mensal, com 184,3 mil barris diários de petróleo.

Fatores de Produção

Segundo a ANP, as variações no volume de produção são influenciadas por fatores como paradas programadas para manutenção, entrada em operação de novos poços e instalação de plataformas.

Em julho, 97,7% do petróleo produzido no Brasil veio de campos marítimos, enquanto 86,1% do gás natural também foi extraído do mar.

A Petrobras, atuando sozinha ou em consórcio, foi responsável por 89,78% da produção total de petróleo e gás natural.

O estado do Rio de Janeiro se destacou como o maior produtor, com 88% do petróleo nacional e 77% do gás natural.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), o Brasil ocupa a 8ª posição entre os maiores produtores de petróleo do mundo. Os cinco principais produtores globais – Estados Unidos, Rússia, Arábia Saudita, Canadá e Irã – representam metade da produção mundial.

Aproveitamento do Gás

Em relação ao aproveitamento do gás, a ANP destacou que 97,1% do gás extraído foi aproveitado, com menos de 3% sendo queimado na atmosfera. Do total, 54% foi reinjetado nos poços, 33% foi disponibilizado ao mercado e 10% foi utilizado como fonte de energia nas plataformas.



Com informações da Agência Brasil