ECONOMIA

min de leitura

Comitê do governo com exportadores vai discutir tarifa dos EUA

(via Agência Brasil)

| Edição de 14 de julho de 2025 | Atualizado em 14 de julho de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Um comitê interministerial, instituído pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, está se preparando para dialogar com representantes dos setores industriais e do agronegócio. O objetivo é traçar estratégias para negociar e tentar reverter as tarifas de 50% impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre produtos brasileiros. Este comitê é composto por membros do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), da Casa Civil, do Ministério das Relações Exteriores e do Ministério da Fazenda, sob a coordenação do vice-presidente e titular do MDIC, Geraldo Alckmin.

Em uma coletiva de imprensa realizada no Palácio do Planalto, Alckmin detalhou que as primeiras reuniões do comitê acontecerão na terça-feira (15), na sede do MDIC, em Brasília. Pela manhã, às 10h, o encontro será com setores industriais que mantêm relações comerciais significativas com os EUA, incluindo empresas de aviação, aço, alumínio, celulose, máquinas, calçados e autopeças. À tarde, às 14h, será a vez das empresas do agronegócio, com destaque para exportadores de suco de laranja, carnes, frutas, mel, couro e pescado. Além dos ministérios já mencionados, participarão representantes do Ministério da Agricultura (Mapa), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Ministério da Pesca.

Alckmin enfatizou a importância de envolver as empresas americanas nas discussões, destacando a interdependência das cadeias produtivas. "Vamos dialogar com as empresas americanas e com a Câmara de Comércio Exterior Brasil-EUA (Amcham)", afirmou, citando o exemplo do Brasil importar carvão siderúrgico dos EUA para fabricar aço semiplano, que é posteriormente vendido de volta ao mercado norte-americano.

Embora Alckmin não tenha sido contatado por autoridades americanas desde o anúncio das tarifas, ele revelou que, em 16 de maio, o Brasil já havia enviado uma proposta de negociação aos EUA, que ainda não foi respondida. O vice-presidente também se reuniu com o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, e o embaixador Michael Grier, do USTR.

Alckmin espera que a participação dos setores empresariais brasileiros, diretamente afetados pelas tarifas, ajude a mobilizar as empresas norte-americanas. Ele negou rumores de que o Brasil teria solicitado uma redução das tarifas neste momento, afirmando que o governo está focado em ouvir os setores mais impactados e promover uma articulação conjunta com seus parceiros nos Estados Unidos para reverter a situação, que ele considera "totalmente inadequada".



Com informações da Agência Brasil