O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) identificou problemas no lote 260289 do azeite de oliva extravirgem da marca San Paolo. O produto foi considerado desclassificado e impróprio para o consumo humano.
Após análises laboratoriais, foi confirmada a presença de outros óleos vegetais misturados ao azeite, caracterizando uma fraude. Com base nesses resultados, a fiscalização determinou o recolhimento imediato do lote irregular.
Além disso, foram encontradas irregularidades na documentação da empresa responsável pela importação e comercialização do produto. O endereço e o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) informados nos rótulos e documentos fiscais não puderam ser localizados ou confirmados.
A empresa foi notificada pela Superintendência Federal de Agricultura em São Paulo, mas não se manifestou dentro do prazo e será autuada administrativamente.
"A comercialização do produto constitui uma infração grave, e os estabelecimentos que mantiverem os itens à venda poderão ser responsabilizados. O Ministério orienta os consumidores a interromperem imediatamente o uso do produto e solicitarem a substituição, conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor", informou a pasta.
A Agência Brasil não conseguiu localizar o contato da empresa.
Dicas
Segundo o Ministério da Agricultura, para evitar a compra de azeites fora dos critérios de conformidade, o consumidor deve seguir algumas orientações:
- Desconfie de preços muito abaixo do mercado, pois podem indicar problemas.
- Verifique a lista de produtos irregulares já apreendidos em ações do Mapa.
- Preste atenção às características da embalagem: o vidro deve ser escuro.
- Prefira produtos com a data de envase mais recente.
?
Com informações da Agência Brasil