ECONOMIA

min de leitura

Preços de ingredientes para sopas diminuem no inverno

(via Agência Brasil)

| Edição de 31 de julho de 2025 | Atualizado em 31 de julho de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Índice de Preços dos Supermercados (IPS), desenvolvido pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) em colaboração com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), revelou uma deflação de 6,03% nos preços dos produtos in natura em junho. No grupo dos legumes, a redução foi de 5,99%, enquanto os tubérculos registraram uma queda ainda mais acentuada, de 6,82%.

Queda nos Preços dos Legumes e Tubérculos

Entre os legumes, os destaques foram para a cenoura, com uma redução de 17,62%, seguida pela beterraba (-17,11%), chuchu (-12,69%) e mandioca (-5,96%). No caso dos tubérculos, as maiores quedas em junho foram observadas na batata (-11,07%), cebola (-5,09%) e alho (-1,59%).

Impacto das Condições Climáticas

De acordo com o economista-chefe da APAS, Felipe Queiroz, "a queda nos preços está ligada à melhoria nas condições de oferta, especialmente na produção agrícola. Em 2025, as chuvas bem distribuídas nos primeiros meses do ano favoreceram o desempenho de diversas culturas, resultando em maior oferta e alívio nos preços".

Redução nos Preços das Proteínas

As proteínas também registraram quedas nos preços, incluindo carnes bovinas e frango. Entre os cortes bovinos, as reduções mais significativas foram no acém (-3,58%), coxão mole (-1,83%) e costela (-1,12%). O frango apresentou uma queda de 1,97%, enquanto o arroz teve uma deflação de 2,40%.



Com informações da Agência Brasil