O município de Sabáudia chegará a 90% de cobertura de rede de esgoto até 2033. A implementação ocorrerá em duas etapas: a primeira fará com que a cidade, atualmente sem cobertura de esgoto, obtenha 70% de rede em 2027; e a segunda alcançará a meta de 90% em 2033.
As informações foram apresentadas pela diretora-presidente da Ambiental Paraná, Priscila Marchini, ao prefeito de Sabáudia, Edson Hugo Manueira, secretários, vereadores e equipe em reunião técnica anteontem.
As obras fazem parte de um investimento de aproximadamente R$ 2 bilhões, que a Ambiental Paraná realizará nos próximos anos na gestão do esgotamento sanitário de 52 municípios do Paraná, em parceria com a Sanepar por meio de parceria público-privada.
Para o prefeito Hugo Manueira, a ampliação é um marco na história de Sabáudia. “A tão esperada rede de esgoto, que será iniciada em nosso município, é de ampla importância para o desenvolvimento de nossa cidade. Com os investimentos da Companhia de Saneamento do Paraná, a obra irá impactar diretamente na qualidade de vida dos sabaudienses, elevando a qualidade de vida da população na saúde pública e meio ambiente, os pilares do saneamento básico de qualidade. A comunidade está ansiosa pelo início da execução, garantindo a valorização dos imóveis e desenvolvimento urbano sustentável”, afirma.
Para chegar nestes 90% de cobertura, as obras vão incluir aproximadamente 88 quilômetros de rede coletora na cidade, além de linhas de recalque, duas estações elevatórias de esgoto e Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).
As obras serão executadas pela Ambiental Paraná em parceria público-privada com a Sanepar. Em janeiro de 2024, a companhia passou a operar os serviços de coleta e tratamento de esgoto em 16 municípios da região Centro-Litoral do estado, e desde 2025, em outras 36 cidades paranaenses. O pacote de obras sob responsabilidade da empresa inclui outros municípios da região como Arapuã, Ariranha do Ivaí, Borrazópolis, Cruzmaltina, Grandes Rios, Jardim Alegre, Rio Branco do Ivaí e São Pedro do Ivaí.