ECONOMIA

min de leitura

Tarifaço dos Estados Unidos é boicote contra o Brasil, diz ministro

(via Agência Brasil)

| Edição de 30 de julho de 2025 | Atualizado em 30 de julho de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, expressou sua indignação com as tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Para França, essa medida equivale a um boicote, semelhante ao que ocorre com Cuba, pois na prática, inviabiliza a venda dos produtos brasileiros no mercado norte-americano.

“Isso não é bem tarifa. Isso é um boicote, né? É como tem com Cuba. Praticamente proíbe a venda. Com 50%, você proíbe a venda. Inviabiliza”, afirmou durante uma entrevista a emissoras de rádio no programa Bom Dia, Ministro, da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC).

França destacou que, até o momento, não há qualquer decreto ou projeto de lei que oficialize a intenção de Trump. “É uma coisa da cabeça do Trump. Ele digitou lá na rede social dele e disse que vai fazer”.

“Eles estão preparando do lado de lá o que vai ser essa redação. Há diversas versões. Uma delas, por exemplo, a mais comentada, é que ele só faria em relação a produtos que os americanos têm também.”

Apesar da incerteza, o ministro assegurou que o governo brasileiro está se preparando para enfrentar a situação, especialmente no que diz respeito aos bens perecíveis, que são mais suscetíveis a perdas rápidas.



Com informações da Agência Brasil