ECONOMIA

min de leitura

Tecnologia 5G completa três ano no Brasil com 100% de metas cumpridas

(via Agência Brasil)

| Edição de 06 de julho de 2025 | Atualizado em 06 de julho de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A tecnologia 5G celebra três anos de implantação no Brasil neste domingo (6), marcando um avanço significativo na conectividade em mais de mil municípios. Segundo dados da Conexis Brasil Digital, o sindicato das empresas de telecomunicações, essa rede de alta velocidade já beneficia 47,2 milhões de clientes, cobrindo mais de 70% da população brasileira.

Desde que Brasília se tornou a primeira cidade a receber o 5G em 6 de julho de 2022, a expansão tem sido notável. O estado de São Paulo lidera em densidade de antenas, com 10,2 mil estruturas em 622 municípios, representando 25% do total nacional. Em contraste, o Acre possui apenas 169 antenas distribuídas em cinco cidades.

Expansão e Desafios

O edital da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), lançado em novembro de 2021, estabeleceu metas ambiciosas para a cobertura do 5G. As operadoras deveriam garantir pelo menos uma estação radiobase (ERB) para cada 10 mil habitantes nas capitais e no Distrito Federal, além de atender 53 municípios com mais de 500 mil habitantes até julho de 2025. A Conexis destaca que as metas para 2025 foram superadas, com um avanço de 60% nos compromissos para 2026.

“Em relação à infraestrutura em todo o Brasil, as empresas já instalaram 73% do número de antenas previstas nas metas do edital até 2030. São 45.281 de um total de 62.275 planejadas até 2030 para atender todas as metas do leilão.”

Impacto e Legislação

O 5G promete revolucionar setores como a indústria 4.0, telemedicina, agricultura de precisão e o mercado de Internet das Coisas (IoT) com suas altas velocidades e baixa latência. No entanto, a expansão enfrenta desafios significativos, principalmente devido à falta de legislação local que regule a instalação e uso das antenas, conforme a Lei Geral das Antenas (Lei nº 13.116/2015).

Em abril, 450 cidades tinham leis aprovadas e o 5G em operação, concentrando 85% das estações do país. Nos 849 municípios sem legislação adequada, apenas 15% das estações estão instaladas, refletindo uma média de 7.031 habitantes por ERB, comparado a 3.189 em cidades com leis atualizadas.

A ausência de regulamentação local complica a instalação de novas antenas, afetando a cobertura e a qualidade do serviço. A Anatel ressalta que muitos locais já possuem o 5G, mas a falta de legislação atualizada impõe desafios adicionais, já que essa tecnologia requer cinco vezes mais antenas que o 4G.



Com informações da Agência Brasil