A seleção feminina de basquete do Brasil garantiu sua vaga na final da AmeriCup, realizada no Chile. Na noite do último sábado (5), as brasileiras demonstraram superioridade ao vencer a Argentina por 108 a 68, no Centro de Deportes Colectivos, em Santiago. A grande decisão está marcada para este domingo (6), às 21h10 (horário de Brasília), no mesmo local, contra a equipe dos Estados Unidos.
Este confronto é uma reedição da final da edição anterior do torneio, que reúne seleções das Américas do Sul, Central e Norte. Em 2023, as brasileiras conquistaram o título ao vencerem por 69 a 58 em León, no México, assegurando o sexto título continental. O Brasil é o maior vencedor da AmeriCup, competição que ocorre desde 1989.
Notícias relacionadas:
- Brasil estreia vencendo a Argentina na Americup de basquete.
- Definidas as 12 convocadas da seleção para a AmeriCupW de basquete.
Conquistar um sétimo título significaria também uma vaga direta para a Copa do Mundo do próximo ano, que será realizada em Berlim, na Alemanha, em setembro. Caso o Brasil termine como vice-campeão, a equipe terá que disputar um torneio classificatório, ainda a ser agendado pela Federação Internacional de Basquete (Fiba).
Na vitória contra as argentinas, Bella Nascimento foi o grande destaque, marcando 22 pontos, sendo 18 deles em cestas de três pontos. A ala-armadora, de 22 anos, nasceu nos Estados Unidos e joga no basquete universitário norte-americano, mas é filha de mãe brasileira, natural de Vitória.
As pivôs Kamilla Cardoso e Damiris Dantas, que atuam na WNBA (liga norte-americana profissional de basquete) por Chicago Sky e Indiana Fever, respectivamente, também tiveram papel crucial na vitória, contribuindo com 16 pontos cada uma. Entre as jogadoras que atuam na Liga de Basquete Feminino (LBF), transmitida ao vivo pela TV Brasil, destaca-se a ala Thayná Silva, do Sampaio Corrêa, com 11 pontos e nove rebotes.
O Brasil mantém-se invicto nesta edição da AmeriCup. Sob o comando da técnica norte-americana Pokey Chatman, a equipe venceu todos os seis jogos disputados. Na fase de grupos, as brasileiras superaram Argentina (71 a 50), Canadá (74 a 65), República Dominicana (73 a 46) e El Salvador (106 a 49). Antes de reencontrar as argentinas, o time verde e amarelo derrotou o México (84 a 61) nas quartas de final.
Com informações da Agência Brasil