Ao participar ontem do ato de entrega de novos equipamentos ao Hospital da Providência, em Apucarana, o monsenhor Roberto Carrara fez questão de pedir a palavra para elogiar a conduta do deputado federal Diego Garcia (Podemos). O religioso lembrou que o Garcia preside na Câmara Federal a comissão que trata da extinção do foro privilegiado e de outras regalias que beneficiam os membros da Casa. Diego Garcia foi eleito deputado federal em 2014, com pouco mais de 61 mil votos, pelo PHS. Agora ele migrou para o Podemos de Álvaro Dias e tenta a reeleição. Seu principal trunfo é o apoio incondicional da Renovação Carismática Católica (RCC) no Paraná, movimento em que é um dos “pregadores”. Outro que destacou a trajetória de Diego Garcia, foi o vereador Marcos da “Vila Reis” (PSD), que é um dos mais renomados pregadores da Renovação Carismática de Apucarana e região.
Lição de vida O evento de entrega de dois novos prédios na UTFPR de Apucarana, ontem à tarde, teve um momento que emocionou os presentes. O deputado federal Alex Canziani (PTB) contou a história do primeiro encontro entre ele e o atual diretor geral da unidade, professor Marcelo Ferreira da Silva.
Flanelinha Quando Canziani era vereador em Londrina, conheceu Marcelo, na época flanelinha. O atual deputado aconselhou o então adolescente, incentivando-o a esforçar-se nos estudos. Hoje, além de diretor geral do campus, Marcelo é doutor em Física pela Universidade de São Paulo (USP). A história comoveu o ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, presente no evento.
Base comum Pouco antes do evento, o ministro falou sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a jornalistas. “Estamos visitando vários pontos do país, conhecendo experiências. A base comum do ensino fundamental já foi aprovada e estamos discutindo agora o ensino médio. Isto é algo previsto na Constituição de 1988, mas só agora está se tornando realidade”, disse.
Padronização Rossieli Soares da Silva destacou ainda que pretende propor, ainda neste ano, a Base Comum Curricular para formação de professores. “Queremos padronizar a formação docente no país. Acreditamos que ela ainda não será aprovada neste ano, mas as discussões devem ser iniciadas neste segundo semestre”, anunciou o ministro da Educação.
Presenças Além do ministro, estavam ontem na UTFPR de Apucarana o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Décio Sperandio; os prefeitos de Apucarana, Beto Preto (PSD); de Califórnia, Paulinho Moisés (PP); de Marilândia do Sul, Aquiles Takeda Filho (PV); de Jandaia do Sul, Ditão Pupio (PSC); de Rio Bom, Ene Benedito Gonçalves (PDT); e de Mauá da Serra, Hermes Witchoff (PTB).
Notas de pesar O prefeito de Apucarana, Beto Preto (PSD), emitiu ontem nota de pesar pelo falecimento de três apucaranenses. “Dois deles, Anésio Bolonhese (85 anos) e Nelson José Gomes (67 anos), dedicaram suas vidas à educação e ao esporte, atuando no magistério”, enalteceu Beto Preto. Ele também prestou homenagens póstumas ao empresário José Lebre dos Santos (76 anos), que teve atuação destacada no comércio.
Contribuição “São pessoas que em suas áreas serviram Apucarana nas escolas e no comércio por décadas, contribuindo com o seu trabalho e dedicação. E agora, neste momento de despedida, deixam muita tristeza entre seus familiares e uma legião de amigos”, comentou o prefeito Beto Preto, manifestando seus sentimentos às famílias enlutadas.
Intervalo A maioria das prefeituras da região adotou um “intervalo” no expediente ontem, com o jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, às 11 horas. Os servidores trabalharam das 8h às 10h e depois das 14h às 17h em grande parte dos municípios do Vale do Ivaí. Com a vitória sobre o México por 2 a 0, o clima na retomada das atividades era de animação, como não poderia ser diferente.
Na torcida Falando em Copa do Mundo, as crianças dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e das escolas de Apucarana assistiram ontem à vitória da Seleção Brasileira de Futebol contra o México nas salas de aula. Os ambientes receberam telões ou televisores, além de decoração em verde, amarelo e azul. As atividades foram mantidas e agradaram aos pais que, devido ao seu trabalho, têm dificuldades para cuidar de seus filhos.