ESPORTES

min de leitura

Após deixar Flamengo, Rosana Augusto assume time feminino do Palmeiras

(via Agência Brasil)

| Edição de 20 de outubro de 2025 | Atualizado em 20 de outubro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Palmeiras anunciou a contratação de Rosana Augusto como a nova técnica da equipe feminina. A treinadora, de 43 anos, deixou recentemente o Flamengo, onde estava há cerca de cinco meses. Na semana passada, o clube carioca divulgou que iniciaria uma "readequação do orçamento" para a modalidade, priorizando o aproveitamento da base e reduzindo contratações para a equipe principal.

Rosana retorna ao Verdão cinco anos após encerrar sua carreira como jogadora, marcada por conquistas como a Liga dos Campeões de 2012 pelo Lyon, da França, e a Libertadores de 2014 pelo São José e de 2017 pelo Corinthians/Audax. Ela também foi vice-campeã olímpica em Atenas (2004) e Pequim (2008), além de vice na Copa do Mundo de 2007, na China. Em 2019, a ex-lateral integrou o elenco que garantiu o acesso à Série A1 do Campeonato Brasileiro com as Palestrinas.

Na temporada seguinte, Rosana assumiu o comando da equipe feminina do Athletico-PR. Ela também passou pelo Red Bull Bragantino e pela seleção brasileira sub-20, antes de chegar ao Flamengo em abril deste ano, substituindo Maurício Salgado. Sob sua liderança, o Flamengo conquistou a Copa Rio Feminina e teve um bom desempenho no Brasileirão, chegando às quartas de final, onde foi eliminado pelo próprio Palmeiras. Em 19 jogos à frente das Meninas da Gávea, Rosana obteve 13 vitórias, três empates e três derrotas.

Imagem ilustrativa da imagem Após deixar Flamengo, Rosana Augusto assume time feminino do Palmeiras
Rosana Augusto deixou o comando técnico das Meninas da Gávea cerca de cinco meses após assumir o cargo. Decisão ocorreu após Rubro-Negro anunciar mudanças no investimento destinado às equipes femininas - Rebeca Reis//Staff Images Woman

O Flamengo optou por modificar o investimento na equipe feminina, focando mais na base e reduzindo contratações, o que resultou na saída de Rosana em "comum acordo". Celso Silva assumiu o comando das Meninas da Gávea. Ao chegar ao Palmeiras, Rosana destacou o projeto alviverde para o futebol feminino.

"O clube tem uma estrutura sólida, uma mentalidade vencedora e um compromisso claro com o desenvolvimento do futebol feminino. Além disso, existe um alinhamento muito forte entre o que o Palmeiras busca como identidade e o que acredito como treinadora. Intensidade, propósito, e um jogo coletivo com protagonismo", afirmou Rosana em nota divulgada pelo Verdão.

A estreia de Rosana será no próximo dia 31, às 21h (horário de Brasília), contra o Red Bull Bragantino, na Arena Barueri. A partida é válida pela 11ª rodada do Campeonato Paulista. As alviverdes ocupam a vice-liderança, com 22 pontos, cinco a menos que o líder Corinthians.

Rosana substitui Camilla Orlando, que se despediu do Palmeiras no último domingo, após conquistar a Ladies Cup, torneio amistoso eliminatório disputado em São Paulo. As Palestrinas venceram o Grêmio por 4 a 2 no Canindé, com gols de Brena, Raíssa Bahia e Amanda Gutierrez, além de um gol contra. Giovaninha e Camila Pini marcaram para o Grêmio.

Camilla deixa o Palmeiras para comandar exclusivamente a seleção brasileira sub-20. Ela se despediu com um retrospecto de 72 partidas, 44 vitórias, 11 empates e 17 derrotas. Além da Ladies Cup, Camilla levou o Verdão ao título paulista de 2024, superando o Corinthians. O terceiro lugar no Brasileirão deste ano garantiu a vaga para a Libertadores de 2026.



Com informações da Agência Brasil