O técnico Arthur Elias anunciou a convocação da seleção brasileira feminina para os primeiros amistosos do ano, visando a preparação para a Copa do Mundo de 2027, que será sediada no Brasil. Entre as 26 jogadoras chamadas para enfrentar Costa Rica, Venezuela e México, destaca-se a catarinense Maiara Carolina Niehues, do Angel City, nos Estados Unidos, que aos 21 anos recebe sua primeira chance na seleção principal.
Seis jogadoras retornam à seleção para os amistosos fora de casa, marcados para 27 de fevereiro contra a Costa Rica, 4 de março contra a Venezuela e 7 de março contra o México. Entre elas está a meio-campista Luana, que superou um Linfoma de Hodgkin e voltou a jogar pelo Orlando Pride em setembro, após mais de um ano em tratamento. Também estão de volta Tamires, Gi Fernandes, Adriana, Jheniffer e Jaque.
“A prioridade foi convocar jogadoras que já atuaram ou estão iniciando as competições, aquelas que completaram a pré-temporada e que consideramos mais bem preparadas”, explicou o treinador durante coletiva na sede da CBF, no Rio de Janeiro.
SELEÇÃO BRASILEIRA CONVOCADA! 🇧🇷
— Seleção Feminina de Futebol (@SelecaoFeminina) February 12, 2026
O técnico Arthur Elias divulgou a lista das atletas que vão representar o Brasil nos amistosos contra Costa Rica, Venezuela e México.
Que venham os primeiros compromissos de 2026! 💪✨#SeleçãoFeminina pic.twitter.com/tFTfNXnKi3
Após quase dois anos afastada, Luana retorna à seleção para os amistosos que antecedem o Fifa Séries em abril, evento que também contará com Canadá, Zâmbia e Coreia do Sul.
“Queremos trazer a Luana para perto da seleção, pois ela possui características únicas entre as meio-campistas que temos. É uma jogadora experiente, com quem já trabalhei por muitos anos, e sei que se encaixa bem no nosso estilo de jogo”, afirmou Arthur Elias.
A lateral esquerda Tamires, de 38 anos, também volta a vestir a camisa da seleção. Ela brilhou com o Corinthians no primeiro Mundial de Clubes feminino em janeiro e não era convocada desde a prata olímpica em Paris 2024.
“Apesar da idade, Tamires mostrou seu valor na convocação e no Interclubes. Ela tem vasta experiência na seleção e, no momento, não vejo outras laterais melhores. Seu retorno é merecido e a seleção está aberta a todas, independentemente da idade”, concluiu o técnico.
Antes da coletiva, a diretora de seleções femininas Cris Gambaré anunciou um amistoso contra os Estados Unidos, a ser realizado no Brasil entre 1º e 9 de junho, em local ainda a ser definido.
Amistosos
- Brasil x Costa Rica - 27 de fevereiro - Estadio Alejandro Morera Soto, em Alajuela - 22h
- Brasil x Venezuela - 4 de março - Centro de Treinamento da Federação Mexicana de Futebol, em Toluca - 18h
- Brasil x México - 7 de março - Estádio Ciudad de los Deportes, na Cidade do México - 20h
Convocadas
GOLEIRAS
- Lelê - Corinthians
- Thaís - Benfica (POR)
- Cláudia - Cruzeiro
DEFENSORAS
- Tarciane - Lyon (FRA)
- Mariza - Tigres (MEX)
- Thaís Ferreira - Corinthians
- Lauren - Atlético de Madrid (ESP)
- Yasmim - Real Madrid (ESP)
- Fê Palermo - Palmeiras
- Tamires - Corinthians
- Gi Fernandes - Corinthians
- Bela - PSG (FRA)
MEIO-CAMPISTAS
- Duda Sampaio - Corinthians
- Ana Vitória - Corinthians
- Maiara - Angel City (EUA)
- Brena - Palmeiras
- Luana - Orlando Pride (EUA)
ATACANTES
- Kerolin - Manchester City (ING)
- Bia Zaneratto - Palmeiras
- Tainá Maranhão - Palmeiras
- Gabi Zanotti - Corinthians
- Jheniffer - Tigres (MEX)
- Luany - Atlético de Madrid (ESP)
- Jaque - Corinthians
- Adriana - Al-Qadsiah (SAU)
- Geyse - América (MEX)
Com informações da Agência Brasil