ESPORTES

min de leitura

Barra segura empate com Santa Cruz e conquista título da Série D

(via Agência Brasil)

| Edição de 04 de outubro de 2025 | Atualizado em 04 de outubro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Barra Futebol Clube conquistou, neste sábado (4), o título da Série D do Campeonato Brasileiro de 2025. O time, conhecido como Pescador, de Balneário Camboriú (SC), garantiu o troféu após um empate sem gols contra o Santa Cruz, na Arena Barra FC, em Itajaí (SC). O resultado foi suficiente graças à vitória por 2 a 1 no primeiro jogo, realizado na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE), na região metropolitana do Recife.

O confronto foi movimentado, mas com poucas chances claras de gol. A melhor oportunidade do Barra surgiu aos 30 minutos do segundo tempo, quando o meia Péricles, de dentro da área, acertou a trave direita do goleiro Rokenedy.

O Santa Cruz, que precisava vencer por dois gols de diferença para conquistar o título no tempo normal, demorou a pressionar. Somente aos 44 minutos do segundo tempo, o time pernambucano teve sua chance mais clara, primeiro com o atacante Pedro Henrique e depois com o lateral Toty, que aproveitou o rebote. O goleiro Ewerton brilhou nas duas ocasiões, assegurando o empate que deu o título ao Barra e garantiu ao Pescador uma vaga na Copa do Brasil do próximo ano.

Este é o primeiro título nacional do clube, fundado em 18 de janeiro de 2013, que em apenas 12 anos de história já possui uma parceria com o Hoffenheim, da Bundesliga. A campanha vitoriosa contou com 15 vitórias, cinco empates e quatro derrotas. O time catarinense foi o melhor do Grupo A8 na primeira fase e mostrou força nas eliminatórias, com sete vitórias, três empates e nenhuma derrota. Renan Bernabé, artilheiro do time com nove gols, ficou a um gol de igualar Ronaldy, da Tuna Luso.

O Santa Cruz, por outro lado, não conquista um título profissional desde 2019, quando venceu a Copa Pernambuco com um time sub-23. Considerando o elenco principal, o último título foi o Campeonato Pernambucano de 2016, ano da última participação do clube na Série A do Brasileirão.

Este foi o segundo título de Santa Catarina na Série D, o primeiro foi do Brusque em 2019, contra o Manaus. O Ceará é o estado com mais conquistas na quarta divisão, com três títulos: Ferroviário (2018 e 2023) e Guarany de Sobral (2010).

Além de Barra e Santa Cruz, Inter de Limeira e Maranhão também garantiram vaga na Série C do próximo ano. Eles substituirão Tombense, Retrô, CSA e ABC, rebaixados na terceira divisão em 2025.

Em 2026, a Série C contará com 20 clubes, mas apenas dois serão rebaixados, ao contrário dos quatro atuais. Em compensação, seis times subirão da Série D, que terá 96 participantes a partir do próximo ano, em vez dos 64 do formato atual. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) planeja que a terceira divisão passe a ter 28 equipes em 2028.



Com informações da Agência Brasil