ESPORTES

min de leitura - #

Berguinho lembra com muitas saudades da campanha do Apucarana em 1968

Raul César dos Reis

| Edição de 27 de janeiro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Único morador em Apucarana até hoje daquela equipe, o ex-meia Lindembergue Mendonça Cacia, o Berguinho, mineiro de Pirajuba, lembra com saudades da campanha realizada em 68. “Foi uma campanha inesquecível. O nosso time era compacto, forte, tinha muita qualidade. Além do mais tínhamos peças de reposição”, disse o jogador revelado pelo América, de São José do Rio Preto-SP e que também teve passagens por Botafogo-SP e XV de Jaú-SP.

Imagem ilustrativa da imagem Berguinho lembra com muitas saudades da campanha do Apucarana em 1968
Berguinho jogou no Apucarana Futebol Clube de 1966 a 1970 - Foto: Sérgio Rodrigo

O meia chegou ao Apucarana para disputar o Paranaense de 66. Ficou no clube até 70. Porém, o seu melhor momento na equipe foi em 68, quando o time obteve a terceira colocação no Estadual.

A boa performance da equipe naquela competição levou o zagueiro Calegari para a Portuguesa, o meia Leocádio e o ponta-direita Passarinho para o Coritiba. Os três chegaram a ser campeões estaduais por seus clubes. Os demais com a bela campanha de 1968 ganharam muito respeito, admiração e passaram a ser conhecidos no futebol paranaense.

Naquela época, Berguinho chegou a ser procurado por dirigentes do Atlético-PR, mas optou em continuar no Apucarana. Além do AFC, no Paraná ele ainda teve uma rápida passagem na Mourãoense, de Campo Mourão. Em 72, encerrou a carreira. Em seguida fez um teste na Copel, passou e por 14 anos trabalhou na empresa. Casado, ele tem três filhos e três netos.