ESPORTES

min de leitura

Bobsled: Brasil garante melhor resultado no trenó para dois atletas

(via Agência Brasil)

| Edição de 17 de fevereiro de 2026 | Atualizado em 17 de fevereiro de 2026

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A participação brasileira na competição de bobsled para dois atletas, conhecida como "2-men", chegou ao fim nesta terça-feira (17) nos Jogos de Milão e Cortina, na Itália. A dupla formada por Edson Bindilatti, da Bahia, e Luís Bacca, de São Paulo, alcançou a 24ª posição, a melhor colocação do Brasil nessa prova em uma Olimpíada de Inverno.

O resultado superou em três posições o desempenho nos Jogos de Pequim, na China, em 2022, quando Bindilatti competiu ao lado de Edson Martins, também paulista. Naquela ocasião, a dupla terminou em 27º lugar. Quatro anos antes, em PyeongChang, na Coreia do Sul, a estreia brasileira no 2-men resultou na 29ª posição.

Os atletas brasileiros realizaram três descidas, sendo duas na segunda-feira (16) e uma na terça-feira. Para garantir uma quarta tentativa, eles precisariam estar entre os 20 melhores na terceira descida. Apesar de melhorarem a marca em relação ao primeiro dia, ficaram a 1s29 da dupla do Liechtenstein, Martin Kranz e David Tschofen, que ficou na 20ª posição na soma dos tempos.

O Brasil ainda competirá no 4-men, a categoria do bobsled para quatro atletas, que é a principal prova da equipe brasileira. Além de Bindilatti e Bacca, o quarteto é composto por Davidson de Souza, conhecido como Boka, e Rafael Souza, do Rio de Janeiro. Rafael, assim como Bindilatti, fez parte da equipe que conquistou o 20º lugar em Pequim.

Os treinos oficiais do quarteto começam nesta quarta-feira (18). As duas primeiras descidas estão programadas para sábado (21), a partir das 6h (horário de Brasília), e as duas últimas para domingo (22), no mesmo horário. Esta competição marca a despedida de Bindilatti, piloto do trenó brasileiro, que participa de sua sexta Olimpíada de Inverno em Milão-Cortina.



Com informações da Agência Brasil