O Botafogo enfrentou dificuldades na altitude de 4.200 metros de Potosí e acabou derrotado por 1 a 0 pelo Nacional Potosí, em partida válida pela ida da segunda fase prévia da Copa Libertadores da América. O confronto ocorreu na noite desta quarta-feira (18), no estádio Víctor Agustín Ugarte.
O revés obriga o time comandado pelo técnico argentino Martín Anselmi a buscar a vitória no jogo de volta, que será realizado na próxima quarta-feira (25), às 21h30 (horário de Brasília), no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. Um triunfo por um gol de diferença leva a decisão para os pênaltis, enquanto uma vitória por dois ou mais gols garante a classificação no tempo regulamentar.
A partida foi marcada por um baixo nível técnico, influenciado pela altitude, que afetou o desempenho físico dos jogadores de ambas as equipes. Apesar das adversidades, surgiram oportunidades de gol para os dois lados, mas foi o Nacional que aproveitou melhor, marcando no início do segundo tempo com o lateral Baldomar.
Desempenho do Bahia
Outro time brasileiro que tropeçou fora de casa foi o Bahia, que perdeu por 1 a 0 para o O'Higgins, do Chile, em partida disputada no estádio El Teniente, em Rancágua. O gol da vitória chilena foi marcado logo aos três minutos do primeiro tempo, por Francisco González.
Com a derrota, o Bahia precisa vencer o O'Higgins em Salvador, na próxima semana, por dois ou mais gols de diferença para avançar diretamente. Uma vitória simples levará a decisão para os pênaltis.
⚽🇧🇴 Vitória do futebol boliviano no confronto de ida da Fase 2.
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) February 19, 2026
⚔️ #NacionalPotosi 🆚 @Botafogo
🏆 CONMEBOL #Libertadores | #GloriaEterna pic.twitter.com/OVmcBSMtci
🇨🇱🏆 Vantagem chilena no jogo de ida da Fase 2 da CONMEBOL #Libertadores!#GloriaEterna pic.twitter.com/D9aWEYEsYQ
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) February 19, 2026
Com informações da Agência Brasil