Um duelo entre um time que pretende se manter na liderança e outro que luta para sair da zona de rebaixamento. Esse será o confronto entre Botafogo e Palmeiras, que se enfrentam hoje, às 18h30, no Estádio Luso-Brasileiro, no Rio de Janeiro, pela 17ª rodada do Brasileirão. O Glorioso perdeu por 2 a 1 no fim de semana passado para a Chapecoense e ficou estacionado nos 17 pontos, na zona de queda. Porém, ganhou novo fôlego ao bater o Bragantino por 1 a 0 no meio de semana, garantindo vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil. O Verdão, que lidera com 32 pontos, tenta se recuperar da derrota de 1 a 0, em casa, para o Atlético-MG.
O fato de ter perdido em casa para o Galo faz com que o Palmeiras tenha que vencer como visitante. Cuca, porém, age com naturalidade neste sentido.
“Há menos de um mês, eu tinha que responder porque o Palmeiras tinha pontuação de Z4 jogando fora e em casa era cem por cento. As coisas no futebol mudam. Encontramos uma maneira de jogar fora e em casa tivemos dois jogos muito difíceis. Santos e o Atlético Mineiro são iguais a nós e não conseguimos vencê-los em casa. Teremos um jogo complicado contra o Botafogo, mas precisamos ganhar - disse Cuca.
Ricardo Gomes, comandante do Botafogo, também planeja uma vitória e pretende usar o fator campo. “É importante ganharmos em casa neste Campeonato Brasileiro, pois apenas assim vamos conseguir nos afastar de vez da zona de rebaixamento. O Palmeiras lidera, tem uma grande equipe, mas a gente precisa se impor”, disse Gomes.
O jogo, por conta desses discursos, tem tudo para ser muito disputado.
Ricardo Gomes vai promover o retorno do zagueiro argentino Joel Carli, poupado contra o Bragantino e que assume a vaga de Renan Fonseca.
Já no Palmeiras, os desfalques começam pelo banco de reservas, já que o time alviverde não poderá contar com o técnico Cuca na beira do gramado. Então suspenso, Cuca usou ponto eletrônico para se comunicar com seus auxiliares no jogo contra o Fluminense, pela terceira rodada do torneio. Punido com um jogo de suspensão pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), ele passa o comando para os assistentes Cuquinha e Alberto Valentim.
Advertido com o terceiro cartão amarelo diante do Atlético-MG, Tchê Tchê, único jogador que disputou todos os 16 jogos do Palmeiras no Campeonato Brasileiro, também está fora. Assim, o meio-campista Moisés, recuperado da lesão sofrida contra o Santos, pode começar entre os titulares.