A seleção brasileira masculina de futebol enfrentou um revés inédito ao perder para o Japão nesta terça-feira (14), em amistoso realizado em Tóquio. O resultado veio após uma vitória expressiva sobre a Coreia do Sul na última sexta-feira (10).
O Brasil começou bem no Estádio Ajinomoto, lotado, abrindo 2 a 0 no primeiro tempo com gols de Paulo Henrique e Gabriel Martinelli. No entanto, a equipe sofreu uma virada no segundo tempo, com gols de Minamino, Nakamura e Ueda, em um intervalo de apenas 20 minutos. Este amistoso faz parte da preparação para a Copa do Mundo de 2026, que será realizada no Canadá, Estados Unidos e México.
Desempenho e Estratégia
Apesar dos elogios do técnico Carlo Ancelotti ao sistema defensivo brasileiro, a equipe sofreu dois gols pela primeira vez nos últimos cinco jogos. Antes, apenas contra a Bolívia, o Brasil havia perdido por 1 a 0 nas Eliminatórias. Os próximos desafios do Brasil serão contra Senegal e Tunísia, na Europa, durante a próxima data Fifa em novembro.
Detalhes do Jogo
O Brasil encontrou dificuldades no primeiro tempo devido à forte marcação japonesa, que utilizou cinco defensores. A primeira chance clara foi do Japão, aos 21 minutos, quando Ueda quase marcou. Logo após, Paulo Henrique abriu o placar para o Brasil, e Gabriel Martinelli ampliou aos 31 minutos.
No segundo tempo, o Brasil reduziu o ritmo e sofreu três gols nos primeiros 25 minutos. Minamino aproveitou um erro de Fabrício Bruno para marcar o primeiro do Japão. Nakamura empatou aos 16 minutos, e Ueda virou o jogo aos 25 minutos, após cobrança de escanteio.
Substituições e Reações
Após o empate, Ancelotti fez substituições, colocando Rodrygo e Joelinton em campo, mas o Japão manteve o controle e marcou o gol da vitória. Ancelotti ainda tentou novas substituições, mas o Japão quase ampliou aos 41 minutos. No final, Richarlison quase empatou, mas o jogo terminou 3 a 2 para o Japão.
?
Com informações da Agência Brasil