O Brasil, reconhecido como uma potência no futebol de cegos masculino, está fazendo história ao participar pela primeira vez da Copa do Mundo feminina da modalidade. O torneio começou neste domingo (5), em Kochi, na Índia, e a estreia das brasileiras foi marcada por uma vitória emocionante sobre as anfitriãs, com um placar de 1 a 0. As partidas estão sendo transmitidas ao vivo no canal de YouTube da Federação Internacional de Esportes para Deficientes Visuais (Ibsa).
Vitória com Gol de Experiência
O gol que garantiu a vitória brasileira foi marcado por Eliane Gonçalves, a jogadora mais experiente do time, aos 39 anos. O gol saiu aos seis minutos do segundo tempo. No futebol de cegos, os jogos são divididos em dois tempos de 20 minutos, com cinco jogadores em cada equipe, sendo quatro cegos e um goleiro com visão normal. Eliane conseguiu finalizar com a ponta do pé, pouco antes da bola entrar na área, evitando assim que a goleira indiana, Harshada Sandeep, pudesse defendê-la. Apesar de uma colisão que deixou ambas no chão, Eliane rapidamente se levantou para comemorar com suas companheiras.
Próximos Desafios
As brasileiras voltam a campo à meia-noite de terça-feira (7), horário de Brasília, para enfrentar a Inglaterra. A fase de grupos se encerra na quarta-feira (8), às 8h, contra a Polônia. Os dois melhores times avançam para as semifinais, que ocorrerão na sexta-feira (10), enfrentando as duas melhores equipes do outro grupo, composto por Argentina, Canadá, Japão e Turquia. A grande final está marcada para sábado (11).
Preparação e Histórico
Após uma longa viagem de mais de 20 horas de São Paulo a Kochi, a equipe brasileira realizou seu primeiro treino em solo indiano na última sexta-feira (3). A TV Brasil acompanhou o último treino das brasileiras antes do embarque para o Mundial, com a reportagem sendo exibida no programa Stadium e no telejornal Repórter Brasil.
Histórico da Competição
Esta é apenas a segunda edição da Copa do Mundo de futebol de cegas. A primeira aconteceu em 2023, em Birmingham, na Inglaterra, onde a Argentina conquistou o título ao vencer o Japão na final por 2 a 1. Naquela ocasião, o Brasil ainda não tinha uma seleção feminina.
O futebol de cegos feminino ainda não faz parte do programa paralímpico, ao contrário do masculino, que está presente desde 2004, em Atenas. O Brasil foi campeão nas cinco primeiras edições. Nos Jogos de Paris, em 2024, a seleção masculina brasileira ficou com o bronze após perder para a Argentina nas semifinais, mas venceu a Colômbia na disputa pelo terceiro lugar. A França conquistou o ouro, derrotando a Argentina nos pênaltis.
Em campeonatos mundiais, o Brasil também é dominante no futebol de cegos, com cinco títulos. Na última edição, realizada em Birmingham, a seleção brasileira terminou em terceiro lugar, após ser derrotada pela China na semifinal. A Argentina sagrou-se tricampeã do torneio.
Com informações da Agência Brasil