O boxe brasileiro encerrou sua participação na etapa de Astana, no Cazaquistão, da Copa do Mundo de Boxe, com um total de sete medalhas, sendo quatro de ouro, conquistadas neste domingo (6). A equipe brasileira ficou atrás apenas dos anfitriões, que subiram ao pódio oito vezes.
Os quatro ouros foram conquistados nas categorias masculinas. Na categoria até 60 quilos, Luiz Oliveira, conhecido como Bolinha e neto do medalhista olímpico Servílio de Oliveira, venceu Lundaa Gantumur, da Mongólia.
Notícias relacionadas:
- Alison dos Santos supera campeão olímpico em palco de título mundial.
- Brasil decide AmeriCup feminina de basquete contra Estados Unidos.
Na categoria até 70 kg, Kaian Reis sagrou-se campeão ao derrotar o indiano Hitesh Gulia. Isaías Ribeiro conquistou o ouro na categoria até 90 kg, vencendo o turco Emrah Yasar. Já na categoria até 65 kg, Yuri Falcão garantiu a medalha de ouro ao superar Abhinash Jamwall, da Índia.
O Brasil também esteve presente em duas finais femininas, conquistando a prata em ambas. Na decisão da categoria até 60 kg, Rebeca Santos foi superada pela cazaque Viktoryia Grafeyev. Na categoria até 57 kg, Jucielen Romeu, que foi ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, em 2023, perdeu para a indiana Jaismine Lamboria.
No sábado (5), Caroline Almeida já havia garantido o bronze, após ser derrotada na semifinal da categoria até 51 kg.
Esta foi a terceira etapa da Copa do Mundo em 2025, após as competições em Foz do Iguaçu (PR) e Ústí Nad Labem, na República Tcheca. A última etapa da temporada será em Nova Déli, na Índia, entre 15 e 22 de novembro.
Antes disso, em setembro, acontecerá o Campeonato Mundial em Liverpool, na Inglaterra. Este será o primeiro evento organizado pela World Boxing, que se tornou a federação internacional do esporte em abril de 2023, após o Comitê Olímpico Internacional (COI) desfiliar a Associação Internacional de Boxe (IBA) por questões de corrupção e falta de governança.
Com informações da Agência Brasil