A seleção feminina de handebol do Brasil garantiu sua vaga na segunda fase do Campeonato Mundial, que está sendo realizado na Alemanha e na Holanda. Neste sábado (29), as brasileiras, que conquistaram o título em 2013, venceram a República Tcheca por 28 a 22, na Porsche-Arena, localizada na cidade alemã de Stuttgart.
Com essa vitória, o Brasil acumula quatro pontos (dois por cada vitória) e lidera o Grupo D. Na estreia, a equipe comandada por Cristiano Silva superou Cuba por 41 a 20. As tchecas, que foram derrotadas pela Suécia na primeira rodada, ainda não pontuaram. O próximo desafio das brasileiras será contra as suecas, consideradas uma das favoritas ao título, na próxima segunda-feira (1º), às 16h30 (horário de Brasília), novamente na Porsche-Arena.
As 32 equipes participantes do Mundial estão divididas em oito grupos de quatro times cada. Os três primeiros colocados de cada grupo avançam para a próxima fase da competição, onde serão organizados em quatro novas chaves. As seleções levam consigo os pontos obtidos na primeira fase contra os adversários que também se classificarem. Por exemplo, se o Brasil avançar e Cuba não, os pontos da vitória sobre as cubanas não serão contabilizados na nova etapa.
Desempenho contra a República Tcheca
O confronto contra as tchecas foi bem mais desafiador do que a estreia. As adversárias marcaram de forma eficaz e se destacaram no primeiro tempo pela precisão nos arremessos de longa distância, a nove metros do gol, com um aproveitamento de 62%, enquanto a seleção brasileira teve menos de 30%. Apesar dos cinco gols de Bruna de Paula, as Leoas - como é conhecida a equipe nacional - foram para o intervalo em desvantagem, perdendo por 15 a 12.
Virada no segundo tempo
No segundo tempo, as brasileiras demoraram quase cinco minutos para superar a defesa tcheca, mas a partir daí, lideradas por Bruna - eleita a melhor jogadora em quadra - e Mariane Fernandes, que marcaram sete gols cada, conseguiram se recuperar. Com quatro gols em pouco mais de três minutos, o Brasil empatou a partida. A 12 minutos do final, a equipe brasileira assumiu a liderança (21 a 20) e não perdeu mais a vantagem até o apito final.
Com informações da Agência Brasil