ESPORTES

min de leitura

"Calderashi" bate dupla número 1 e fatura título no Smash de Singapura

(via Agência Brasil)

| Edição de 27 de fevereiro de 2026 | Atualizado em 27 de fevereiro de 2026

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Uma vitória histórica! Os mesatenistas brasileiros Hugo Calderano e Bruna Takahashi surpreenderam ao vencer a dupla número 1 do mundo, conquistando pela primeira vez o troféu de duplas mistas em um torneio Smash, que oferece a maior pontuação no circuito mundial, totalizando 2 mil pontos. Esse feito notável aconteceu na sexta-feira (27), durante a final do WTT Smash em Singapura.

A dupla formada pelo carioca e pela paulista (5ª no ranking) superou os favoritos sul-coreanos Lim Jonghoon e Shin Yubin com um placar de 3 sets a 0, com parciais de 11/7, 11/6 e 13/11. Com essa conquista inédita, Calderano e Takahashi, apelidados de "Calderashi" pela torcida brasileira, tornaram-se a primeira dupla não asiática a vencer em competições Smash, anteriormente dominadas por chineses.

“É definitivamente um grande título ganhar um Grand Smash. A maioria das melhores duplas do mundo estava jogando, incluindo os líderes do ranking. Estou muito feliz pela forma como jogamos. A Bruna fez uma partida especialmente incrível na final. Vamos celebrar. Eu espero curtir essa noite”, comentou Calderano, em depoimento à Federação Internacional de Tênis de Mesa (World Table Tennis-WTT).

Bruna Takahashi também expressou sua alegria: “Para mim, o mais importante foi ter alegria nessa partida. E também vir [competir] relaxados, eles estavam mais pressionados do que nós, são uma dupla muito boa. Então eu só queria aproveitar e fazer meu jogo. Estou feliz por ter acontecido hoje”, disse em entrevista à WTT.

Além da parceria nas mesas, Calderano e Takahashi são namorados. O primeiro título do casal foi conquistado em julho do ano passado, no WTT Contender Buenos Aires, na Argentina.

Calderano destacou a evolução da dupla: "Temos jogado cada vez melhor, a cada torneio. Na verdade, não treinamos duplas mistas desde a última competição, as Finais em Hong Kong, há dois meses. Mas acho que estamos no caminho certo. Jogamos muito bem aqui, especialmente na final. Eles são a dupla número 1 do mundo por uma razão".

Trajetória até a final

Para chegar à final em Singapura, os brasileiros somaram três vitórias consecutivas. Eles estrearam com um placar de 3 sets a 2 contra os egípcios Oussef Abdelaziz e Mariam Alhodaby. Nas quartas de final, superaram os indianos Manush Shah e Diya Chitale com 3 sets a 0. Nas semifinais, a dupla "Calderashi" venceu por 3 sets a 1 a parceria número 4 do mundo, formada por Wong Chun Ting e Doo Hoi Kem, de Hong Kong.

Calderano nas simples

Antes da final de duplas, Calderano foi eliminado nas oitavas de final da chave principal do Smash de Singapura. O carioca, vice-líder no ranking mundial, foi derrotado pelo jovem chinês Chen Yuanyu, 30º no ranking, por 3 sets a 1, com parciais de 6/11, 11/9, 12/10 e 11/9.



Com informações da Agência Brasil