ESPORTES

min de leitura - #

Campeã mundial de handebol será atração na abertura dos JEP´s

Raul César dos Reis

| Edição de 05 de julho de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A atleta paranaense Mayara Fier de Moura, de 31 anos, que defende o Esporte Clube Pinheiros, de São Paulo, será uma das atrações nesta sexta-feira à noite no Ginásio Municipal de Esportes José Antônio Basso (Lagoão), em Apucarana, durante a solenidade de abertura da fase final da Divisão B dos Jogos Escolares do Paraná (JEP´s). O cerimonial tem início a partir das 19h30.

Imagem ilustrativa da imagem Campeã mundial de handebol será atração na abertura dos JEP´s
Mayara de Moura iniciou a carreira em Marialva | Foto: Divulgação

A competição, que reunirá mais de cinco mil pessoas, entre alunos, técnicos, professores, dirigentes e árbitros, vai prosseguir até o dia 14 de julho nas principais praças esportivas da cidade. A fase final B vai contar com alunos de 12 a 14 anos de idade.

Nascida em Arapongas, Nayara tem um currículo grandioso no esporte, tendo como ponto mais alto o título em 2013 no Campeonato Mundial de Handebol pela Seleção Brasileira em Belgrado na Sérvia.

Além de conduzir a tocha olímpica da competição escolar, a atleta receberá uma homenagem da Prefeitura de Apucarana. Ela é filha dos ex-atletas Ralf e Rita, que já defenderam o selecionado apucaranense de handebol no início da década de 90.

Mayara, que atua como central e lateral-direita, começou a jogar na Escola Estadual Pedro Viriato Parigot de Souza, de Marialva. De lá para cá a atleta defendeu as equipes do Clube Olímpio de Maringá, Paulínia-SP, Unifil de Londrina, Adeblu de Blumenau-SC, Cleba/León da Espanha, Mios/Biganos da França, Hypo da Áustria e Nykobing da Dinamarca.

Na Seleção Brasileira ela jogou pelas categorias cadete, juvenil, júnior e adulta. Somando os clubes e os selecionados nacionais, Mayara tem 27 títulos na carreira. 
Pela Seleção Brasileira adulta, além do título mundial em 2013, a atleta paranaense foi bicampeã pan-americana em 2006 e 2017; e campeã dos Jogos Sul-Americanos em 2014. 

Por duas vezes ela disputou os Jogos Olímpicos: em 2012 em Londres na Inglaterra e em 2016 no Rio de Janeiro. Na primeira competição o Brasil ficou na sexta colocação.