ESPORTES

min de leitura

Carlo Ancelotti convoca seleção para dois últimos amistosos de 2025

(via Agência Brasil)

| Edição de 03 de novembro de 2025 | Atualizado em 03 de novembro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O técnico Carlo Ancelotti anunciou nesta segunda-feira (3) a convocação da seleção brasileira masculina de futebol para os dois últimos amistosos de 2025, contra Senegal e Tunísia, marcados para os dias 15 e 18, respectivamente, na Europa. Ambas as seleções já garantiram vaga na Copa do Mundo de 2026. A lista de 26 jogadores traz como novidade o lateral-esquerdo Luciano Juba, do Bahia. O atacante Vitor Roque, do Palmeiras, e o meio-campista Fabinho, do Al-Ittihad, também retornam à seleção, tendo sido convocados pela primeira vez por Ancelotti. Vitor Roque não era chamado desde 2023, enquanto Fabinho estava ausente desde a Copa do Mundo de 2022.

“Nos últimos jogos, fizemos muitas mudanças na equipe para realizar testes. Isso é sempre positivo, é uma evolução necessária. Acredito que os testes foram bem-sucedidos. Agora conheço melhor os jogadores, muitos dos quais eu não conhecia bem. Vamos continuar com esse tipo de mudança na Data Fifa de novembro. Espero ter uma equipe mais definida para os dois jogos. Nesta convocação, temos jogadores como Fabinho e Luciano Juba, que quero avaliar, além de Vitor Roque, que está fazendo um bom campeonato. Temos sete jogadores do Brasileirão, que é um campeonato de bom nível, e muitos jogadores podem estar na seleção. Com esses amistosos, teremos uma equipe mais definida”, afirmou o treinador italiano, que na convocação anterior havia chamado apenas quatro atletas de times brasileiros.

A apresentação da equipe está marcada para a próxima segunda-feira (10) em Londres, Inglaterra, onde enfrentará o Senegal no primeiro amistoso da Data Fifa, no dia 13 de novembro, uma quinta-feira, às 13h (horário de Brasília), no Emirates Stadium. Três dias depois, a seleção brasileira jogará contra a Tunísia, às 16h30, no Decathlon Stadium, em Lille, França.

Ancelotti também comentou sobre a convocação do zagueiro Fabrício Bruno, do Cruzeiro, que cometeu erros na derrota do Brasil para o Japão (2 a 1) na Data Fifa de outubro. "Ele saiu triste daquele jogo, mas a avaliação do estafe técnico da CBF não se baseia apenas em um erro, como o que ocorreu contra o Japão. Consideramos o desempenho dele em muitos jogos bons. Temos confiança em suas características. Em geral, um erro é uma oportunidade para aprender", destacou.

O Brasil ainda terá duas Datas Fifa para se preparar para o Mundial de 2026, que será realizado no Canadá, México e Estados Unidos. Em março, a seleção disputará dois amistosos contra equipes europeias, ainda não definidas, nos Estados Unidos. A última Data Fifa será em junho, no Brasil, com treinos na Granja Comary. A CBF planeja realizar um último amistoso no país antes da Copa, com o adversário sendo escolhido após o sorteio dos grupos do Mundial, marcado para o dia 5 de dezembro.

Durante a entrevista na CBF, após o anúncio dos convocados, Ancelotti afirmou que ainda não definiu os 17 ou 18 jogadores que certamente estarão na lista final para o Mundial. "Quanto mais tempo passo com os jogadores, mais próximos estamos de definir a lista final. Temos cerca de seis meses, com uma Data Fifa muito importante em março. Nesse período, a lista dependerá muito de lesões, que infelizmente podem ocorrer. Nos próximos seis meses, a lista será mais definida", concluiu.

Convocados

GOLEIROS

  • Bento - Al-Nassr
  • Ederson - Fenerbahçe
  • Hugo Souza - Corinthians

DEFENSORES

  • Alex Sandro - Flamengo
  • Caio Henrique - Mônaco
  • Danilo - Flamengo
  • Éder Militão - Real Madrid
  • Fabrício Bruno - Cruzeiro
  • Gabriel Magalhães - Arsenal
  • Luciano Juba - Bahia
  • Marquinhos - Paris Saint Germain
  • Paulo Henrique - Vasco da Gama
  • Wesley - Roma

MEIO-CAMPISTAS

  • Andrey Santos - Chelsea
  • Bruno Guimarães - Newcastle
  • Casemiro - Manchester United
  • Fabinho - Al-Ittihad
  • Lucas Paquetá - West Ham

ATACANTES

  • Estêvão - Chelsea
  • João Pedro - Chelsea
  • Luiz Henrique - Zenit
  • Matheus Cunha - Manchester United
  • Richarlison - Tottenham
  • Rodrygo - Real Madrid
  • Vinicius Jr. - Real Madrid
  • Vitor Roque - Palmeiras



Com informações da Agência Brasil