ESPORTES

min de leitura

Classificado, Brasil projeta duelo contra Colômbia pela Copa América

(via Agência Brasil)

| Edição de 23 de julho de 2025 | Atualizado em 23 de julho de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Brasil conquistou sua terceira vitória na Copa América Feminina, realizada no Equador, ao vencer o Paraguai por 4 a 1 na última segunda-feira (22), no Estádio Gonzalo Pozo Ripalda, em Quito. A partida foi transmitida ao vivo pela TV Brasil.

Com este resultado, a seleção brasileira garantiu vaga nas semifinais da competição, liderando o Grupo B com nove pontos. A uma rodada do fim da primeira fase, as brasileiras não podem mais ser ultrapassadas por Venezuela (quatro pontos), Paraguai (três pontos) e Bolívia (zero pontos) - os dois primeiros da chave se classificam. A única equipe que ainda pode superar o time comandado por Arthur Elias na tabela é a Colômbia, que chegou a sete pontos ao golear as bolivianas por 8 a 0, também na segunda-feira.

As colombianas serão as próximas adversárias do Brasil. O confronto está marcado para sexta-feira (25), às 21h (horário de Brasília), no Estádio Banco Guayaquil, em Quito, novamente com transmissão ao vivo da TV Brasil. Um empate basta para as brasileiras confirmarem o primeiro lugar. As rivais precisam vencer para encerrar na liderança, mas a igualdade já seria suficiente para a classificação.

Em caso de vitória brasileira, a Colômbia terá que torcer contra a Venezuela, que enfrenta o Paraguai no mesmo horário, no Gonzalo Pozo Ripalda. Se vencerem, as venezuelanas também alcançam sete pontos, e a decisão da vaga nas semifinais pode depender do saldo de gols.

Desafio contra a Colômbia

O compromisso de sexta-feira é considerado o mais difícil do Brasil nesta Copa América. A Colômbia foi vice-campeã em três das últimas quatro edições e fez a melhor campanha sul-americana na Copa do Mundo passada, em 2022, na Austrália e Nova Zelândia, chegando às quartas de final.

O elenco colombiano conta com jogadoras em destaque na Europa, como a jovem Linda Caicedo, de 20 anos, que joga no Real Madrid, da Espanha; a artilheira Mayra Ramírez, do Chelsea, da Inglaterra; e a veterana Catalina Usme, do Galatasaray, da Turquia. Além disso, há três atletas no Campeonato Brasileiro Feminino: Kate Tapia (Palmeiras), Lorena Bedoya (Cruzeiro) e a capitã Daniela Montoya (Grêmio).

"Temos um grande adversário para realmente sermos testados", projetou Duda Sampaio, eleita a melhor em campo na goleada sobre o Paraguai, em depoimento ao site da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

"A Colômbia é uma seleção com um trabalho bastante sólido. Uma equipe muito bem organizada taticamente. Tem suas jogadoras do meio para frente em destaque no nível internacional. Vejo que fisicamente, assim como nós no começo [da Copa América], sofreram um pouco com a adaptação, mas estarão melhores. Vai ser um grande jogo, como sempre têm sido os confrontos entre Brasil e Colômbia. Esperamos classificar em primeiro e merecer vencer essa seleção qualificada", disse Arthur Elias, em entrevista coletiva.

Como foi a goleada

O Brasil foi letal nas bolas paradas contra o Paraguai, abrindo 2 a 0 em lances quase idênticos, aos 27 e aos 39 minutos do primeiro tempo. Em ambas as ocasiões, Yasmin cobrou falta pela direita, a bola cruzou toda a área em direção à meta, surpreendendo a goleira Belotto.

No segundo tempo, aos 10 minutos, Camila Arrieta foi expulsa após falta em Marta, dificultando ainda mais a missão paraguaia. Quatro minutos depois, Amanda Gutierrez recebeu de Angelina pela direita, dentro da área, e bateu cruzado para marcar o terceiro gol.

Aos 16 minutos, Cláudia Martínez aproveitou uma falha defensiva, superou Isa Haas na velocidade e finalizou na saída de Lorena, vazando o Brasil pela primeira vez nesta Copa América. A atacante paraguaia, de 17 anos, artilheira da competição com cinco gols, deu trabalho à defesa brasileira, mas o restante da equipe não acompanhou, e as brasileiras aproveitaram para liquidar o confronto aos 29 minutos, com um golaço de Duda Sampaio, da entrada da área.



Com informações da Agência Brasil