A centésima edição da Corrida Internacional de São Silvestre, a mais tradicional corrida de rua do Brasil, bateu recorde de inscritos, com mais de 55 mil participantes. O evento ocorre na manhã desta quarta-feira (30) em São Paulo, reunindo corredores de diversas partes do Brasil e do mundo, que buscam diversão, exercício ou até mesmo cumprir promessas.
Corredores Anônimos e o Desafio da Brigadeiro
Grande parte dos participantes é composta por corredores anônimos, que enfrentam o calor da capital paulista com o objetivo de completar a prova. Entre eles está Iza Soares, de 43 anos, do Rio de Janeiro, que participa pela segunda vez. Vestida de brigadeiro, ela homenageia a famosa e desafiadora subida da Avenida Brigadeiro Luiz Antônio. "Vim fantasiada de brigadeiro porque é o momento mais emblemático da corrida. Só chega na [avenida] Paulista quem passa pela Brigadeiro. E ali, ao contrário do que as pessoas pensam, que é o medo, ali é a verdadeira festa, é a hora de jogar tudo para o alto e curtir", disse Iza.
Estreantes e Expectativas
Laila de Andrade da Silva, de 29 anos, participa pela primeira vez, acompanhada de amigos vestidos como personagens da série Teletubbies. "Estou com bastante expectativa porque esta é a centésima edição, então eu sei que tem um peso diferente, que é muito importante e eu espero que dê tudo certo e que a gente se divirta acima de tudo", comentou Laila.
Participação Feminina em Destaque
Este ano, a Corrida de São Silvestre registrou um aumento significativo na participação feminina, com 47% dos inscritos sendo mulheres. Islaine Souza e Thais Crespo, de Jacareí, fazem parte desse grupo e participam pela primeira vez, integrando um coletivo de 400 mulheres corredoras. "Para a gente é uma conquista muito grande porque eu acho que correr todo mundo acha legal, todo mundo acha bonito. Mas para nós, mulheres, que temos que cuidar da casa, do filho, do marido, do trabalho e dar conta de tanta coisa e ainda conseguir evoluir na corrida, fazer os treinos todos os dias, conseguir 1 km a mais, essa é uma conquista muito grande", destacou Islaine.
Veteranos e a Tradição da Corrida
Wantuil do Carmo Osório, de 73 anos, participa pela 25ª vez. Ele é um dos 5,5 mil corredores acima de 60 anos. "Esse é um hobby. Comecei a correr já faz 25 anos. Corri a primeira, gostei e não parei mais. Aqui é festa, alegria total", afirmou Wantuil, que não se preocupa mais com as dificuldades da prova devido à sua experiência.
Com informações da Agência Brasil