ESPORTES

min de leitura

Com Haaland "carrasco", Noruega vence e Brasil deixa a Copa do Mundo

(via Agência Brasil)

| Edição de 05 de julho de 2026 | Atualizado em 05 de julho de 2026

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O dia 5 de julho é uma data que muitos torcedores brasileiros prefeririam esquecer. Neste domingo, a data que já era lembrada pela dolorosa eliminação para a Itália de Paolo Rossi na Copa do Mundo de 1982, na Espanha, agora também marca a despedida precoce do sonho do hexa. Desta vez, a memória amarga é da derrota por 2 a 1 para a Noruega, em Nova Jersey, nos Estados Unidos, pelas oitavas de final.

Essa derrota prolonga dois tabus incômodos. Desde a vitória sobre a Alemanha por 2 a 0 em Yokohama, no Japão, na final da Copa de 2002, o Brasil não vence um adversário europeu em uma partida eliminatória de Mundial. Além disso, a Noruega continua sendo o único país que a seleção brasileira nunca conseguiu vencer. Agora, são três derrotas e dois empates.

Erling Haaland, a grande estrela do time norueguês, foi novamente decisivo. Depois de garantir a classificação da Noruega contra a Costa do Marfim na fase anterior, o centroavante marcou duas vezes no segundo tempo. Com isso, Haaland chegou a sete gols na Copa, igualando-se aos atacantes Kylian Mbappé, da França, e Lionel Messi, da Argentina, na artilharia do Mundial.

Com esta eliminação, o Brasil amarga sua pior campanha em Copas desde 1990, quando também caiu nas oitavas de final, naquela ocasião para a Argentina de Diego Maradona. Até 2030, a seleção brasileira completará 28 anos sem conquistar um título mundial, o maior jejum desde a primeira vitória em 1958, na Suécia.

O próximo adversário da Noruega nas quartas de final será definido ainda neste domingo. Às 21h (horário de Brasília), México e Inglaterra se enfrentam no Estádio Azteca. O vencedor deste confronto enfrentará a seleção norueguesa no próximo sábado, dia 11, às 18h, em Miami, nos Estados Unidos.

Texto em ampliação

?

Com informações da Agência Brasil