A Copa do Mundo Fifa de 2026 reserva mais emoções nesta terça-feira (30) com três partidas decisivas pela segunda fase, conhecida como mata-mata.
Os jogos do dia incluem a campeã mundial França enfrentando a Suécia, às 18h (horário de Brasília), em Nova Jersey; e o anfitrião México, que encara o Equador, às 22h, na Cidade do México. A primeira partida do dia será entre Costa do Marfim e Noruega, às 14h, em Dallas.
Os vencedores avançam para as oitavas de final, enquanto os perdedores se despedem da competição. Caso haja empate no tempo regulamentar, a decisão irá para a prorrogação e, se necessário, para os pênaltis.
Jogos desta terça-feira, 30 de junho
- 14h – Costa do Marfim x Noruega (em Dallas)
- 18h – França x Suécia (em Nova Jersey)
- 22h – México x Equador (na Cidade do México)
Costa do Marfim x Noruega
A Costa do Marfim tem sido uma das grandes surpresas desta Copa. Com uma campanha impressionante na primeira fase, a equipe africana terminou com o mesmo número de pontos que a líder Alemanha.
Os 6 pontos da Costa do Marfim vieram das vitórias contra Equador e Curaçao, por 1 a 0 e 2 a 0, respectivamente.
Na partida contra a Alemanha, a equipe africana surpreendeu ao abrir o placar no primeiro tempo. Os alemães só conseguiram virar o jogo nos acréscimos, vencendo por 2 a 1.
Já a Noruega venceu o Iraque (4 a 1) e Senegal (3 a 2) na fase de grupos, mas sofreu uma goleada de 4 a 1 para a França ao poupar seus principais jogadores.
Com um ataque produtivo, a Noruega costuma pressionar a saída de bola dos adversários. Espera-se que imponham seu ritmo desde o início contra a Costa do Marfim, embora possam ajustar a estratégia devido ao futebol eficiente dos africanos.
O confronto promete ser equilibrado, com ambas as equipes pressionando as defesas adversárias para forçar erros.
França x Suécia
Um dos jogos mais esperados do dia, a França, atual vice-campeã do mundo, chega com 100% de aproveitamento na fase de grupos, vencendo Senegal (3 a 1), Iraque (3 a 0) e Noruega (4 a 1).
O time francês mostrou o futebol consistente esperado, marcando dez gols em três jogos.
Com um ataque poderoso, a França tem demonstrado controle de jogo e eficiência em transformar superioridade em resultado.
A Suécia, por outro lado, teve uma fase de grupos irregular, começando com uma vitória por 5 a 1 sobre a Tunísia, mas sofrendo uma derrota de 5 a 1 para a Holanda, e empatando com o Japão em 1 a 1.
Essas oscilações preocupam a Suécia, que inicia o mata-mata com incertezas sobre sua estabilidade. O jogo deve ter a França com maior iniciativa ofensiva, enquanto a Suécia tentará surpreender com transições rápidas.
México x Equador
Fechando a rodada, o México enfrenta o Equador, que vem embalado após vencer a Alemanha por 2 a 1 na fase de grupos.
Com três vitórias contra África do Sul (2 a 0), Coreia do Sul (1 a 0) e República Tcheca (3 a 0), o México mostrou eficiência ofensiva e organização defensiva, não sofrendo gols até agora.
O Equador, por sua vez, teve dificuldades na primeira fase, perdendo para a Costa do Marfim e empatando com Curaçao, mas encontrou seu futebol ao vencer a Alemanha.
O Equador teve dificuldades iniciais para converter volume de jogo em gols, mas mostrou capacidade reativa e equilíbrio defensivo no jogo decisivo contra a Alemanha.
?
Com informações da Agência Brasil