ESPORTES

min de leitura

Coreia do Sul vence República Tcheca de virada

(via Agência Brasil)

| Edição de 12 de junho de 2026 | Atualizado em 12 de junho de 2026

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Em tempos passados, seria impensável imaginar uma seleção asiática dominando um jogo de Copa do Mundo contra uma equipe europeia. No entanto, na Copa de 2026, a Coreia do Sul surpreendeu ao apresentar um futebol mais vistoso e eficiente do que a República Tcheca, em partida válida pela primeira rodada do Grupo A, realizada em Guadalajara, no México.

A partida começou com a Coreia do Sul mostrando iniciativa. Aos 13 minutos do primeiro tempo, Kan Lee arriscou de fora da área, obrigando o goleiro Kovar a fazer uma defesa difícil, espalmando para escanteio. Aos 38 minutos, Son, ídolo sul-coreano que joga no Los Angeles F.C., teve a chance de abrir o placar, mas, livre na meia-lua, acabou chutando para fora.

Os primeiros 45 minutos foram mornos em termos de emoção. Apesar de maior posse de bola, a Coreia do Sul não conseguia criar muitas oportunidades claras de gol. Por outro lado, a República Tcheca, com jogadores mais altos, não conseguia usar a bola aérea como arma ofensiva. Assim, o empate sem gols parecia justo ao final da primeira etapa.

Segundo Tempo: Emoção e Virada

Logo no início do segundo tempo, aos 3 minutos, Jae Lee tentou um chute rasteiro, mas Kovar defendeu em dois tempos. Aos 10 minutos, Son novamente teve a chance de marcar, mas sua tentativa de "cavadinha" foi frustrada pelo goleiro tcheco, resultando apenas em um escanteio.

Aos 13 minutos, a velha máxima do futebol se fez presente: "quem não faz, leva". Em uma jogada de lateral cobrado para a área, Krejci subiu sozinho e cabeceou para o fundo das redes do goleiro Seung Kim, colocando a República Tcheca na frente com 1 a 0.

Reação Sul-Coreana

A resposta da Coreia do Sul não tardou. Aos 21 minutos, In Hwang foi lançado dentro da área, driblou o zagueiro tcheco e, com um toque sutil, tirou do goleiro Kovar, empatando o jogo com um belo gol de "cavadinha".

Aos 31 minutos, Soucek marcou para a República Tcheca, mas o gol foi anulado por impedimento. A Coreia do Sul aproveitou a situação e, aos 34 minutos, virou o jogo. Um cruzamento rasteiro encontrou o reserva Oh, que empurrou para as redes, mesmo com a bola tocando no goleiro Kovar: 2 a 1.

Final de Jogo e Próximos Desafios

Nos minutos finais, a República Tcheca ainda tentou o empate. Aos 36 minutos, Hlozek teve uma chance clara, mas o goleiro Seung Kim fez uma defesa espetacular. Aos 48 minutos, Sadilek também tentou, mas novamente Seung Kim salvou a Coreia do Sul.

Com o apito final do árbitro egípcio, a vitória por 2 a 1 foi celebrada pelos torcedores sul-coreanos presentes no estádio. O resultado premiou a equipe que mais buscou a vitória e apresentou um futebol mais técnico. A República Tcheca, por sua vez, não conseguiu superar suas limitações técnicas.

Agora, a Coreia do Sul divide a liderança do Grupo A com o México, ambos com 3 pontos. As duas seleções se enfrentarão na próxima rodada, no dia 18 de junho, novamente em Guadalajara. Já a República Tcheca buscará se recuperar contra a África do Sul, no mesmo dia, em Atlanta, nos Estados Unidos.

?

Com informações da Agência Brasil