O Corinthians estreia hoje, às 19 horas, na Copa Libertadores, contra o Liverpool, em Montevidéu, no Uruguai. Para o confronto, o técnico Fernando Lázaro não terá à disposição o zagueiro Caetano, que se machucou em treinamento e será substituído pelo paraguaio Balbuena. Bruno Méndez viaja com o time, mas cumpre suspensão.
A partida será realizada no estádio Centenário, válida pela primeira rodada da fase de grupos. No último treino antes da partida, o técnico Fernando Lázaro promoveu um enfrentamento tático e esboçou o time que pretende mandar a campo para a estreia. Fausto Vera deve voltar ao time titular, na vaga de Adson. Já Renato Augusto, recuperado de lesão no joelho, também retorna à equipe.
Um provável Corinthians tem Cássio; Fagner, Gil, Balbuena e Fábio Santos; Roni, Giuliano, Fausto Vera e Renato Augusto; Róger Guedes e Yuri Alberto.
Além de perder Caetano, com desconforto no músculo posterior da coxa esquerda, e de não poder contar com Méndez, o Timão também não terá o atacante Júnior Moraes, em fase de recondicionamento físico.
Na partida desta quinta, não é exagero dizer que o Corinthians enfrentará um clube de bairro na estreia na Conmebol Libertadores. Localizado em Belvedere, na região Centro-Sul de Montevidéu, o Liverpool é uma modesta agremiação do Uruguai, com cerca de três mil sócios, e que, embora tenha mais de 108 anos, vive atualmente o momento mais glorioso de sua história, com a participação na fase de grupos da Libertadores.
A ascensão do Liverpool tem relação com a gestão de José Luis Palma, que ocupa a presidência do clube desde 2001. Além de aprimorar a administração, ele aportou dinheiro do próprio bolso quando o clube vivia momentos de dificuldades, na Segunda Divisão. Há duas décadas, a empresa dele, Molino Puritas, patrocina a equipe.
O Liverpool sabe do seu tamanho e admite ser o azarão do Grupo E, que ainda conta com Independiente Del Valle, do Equador, e Argentinos Juniors. Porém, não deixa de sonhar grande.
“Temos um plantel muito jovem e nossa aposta é em desenvolver nossos jogadores. Essa experiência de jogar com estilos diferentes de jogos, da Argentina, Brasil e Equador, nos fará crescer. Para nós, já é exitoso estar nessa fase. Porém, claro, temos intenção de competir e ganhar sempre”, explicou Gustavo Ferrín, coordenador esportivo do Liverpool.