A eliminação do Corinthians nas quartas de final do Paulistão para o Ituano no último domingo (12) pode influenciar na próxima temporada da equipe. Isso se deve ao fato de que, a partir deste ano, as vagas para a Copa do Brasil levam em conta o desempenho das equipes nos Estaduais. A FPF (Federação Paulista de Futebol) classifica os cinco melhores times do Campeonato Paulista para a competição do próximo ano e, neste momento, os comandados de Fernando Lázaro estão na sexta colocação geral.
Apesar disso, o time do Parque São Jorge ainda possui três alternativas de classificação para a Copa do Brasil de 2024, competição que quase R$ 100 milhões ao vencedor. A primeira alternativa para o Corinthians é conquistar o título da competição nesta temporada, já que a equipe campeã se garante na edição seguinte de forma automática.
Outra alternativa é o Corinthians se classificar para a Libertadores de 2024. De acordo com o regulamento da Copa do Brasil, os times que disputam o maior torneio continental da América do Sul entram direto na terceira fase do torneio. Uma última opção é garantir sua vaga conquistando a Libertadores deste ano. De qualquer forma, a derrota no Paulistão atrapalhou bem a situação do time de Fernando Lázaro.
Caso nenhuma dessas opções de classificação para a Copa do Brasil seja conseguida, o Corinthians passa a depender dos rivais para se classificar. Caso Palmeiras, São Paulo e Red Bull Bragantino, que estão na frente da equipe na classificação do Paulistão, conquistem a vaga na Libertadores de 2024, o time do Parque São Jorge vai herdar a vaga na Copa Nacional do próximo ano por meio do Estadual.
O método de classificação para a Copa do Brasil mudou em dezembro de 2022. A competição passará a contar com 92 participantes a partir do próximo ano e a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) definiu que 80 vagas serão distribuídas por meio das federações Estaduais.
PALMEIRAS
Já o Palmeiras alcançou uma marca histórica no Paulistão ao garantir sua vaga na semifinal. O Verdão venceu o São Bernardo por 1 a 0 no último sábado (11), no Allianz Parque.
Com a classificação, a equipe comandada pelo técnico Abel Ferreira vai enfrentar o Ituano no próximo fim de semana, o algoz do rival Corinthians. Com a classificação, o Palmeiras é o primeiro a chegar nesta fase do estadual por dez vezes consecutivas desde que o Paulistão começou a ter o mata-mata em sua disputa, a partir do final da década de 1970.