ESPORTES

min de leitura

Egito bate Austrália nos pênaltis e avança pela 1ª vez às oitavas

(via Agência Brasil)

| Edição de 03 de julho de 2026 | Atualizado em 03 de julho de 2026

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Egito alcançou um feito inédito ao garantir sua classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo, vencendo a Austrália nos pênaltis por 4 a 2, após um empate de 1 a 1 durante o tempo regulamentar e a prorrogação, em uma partida emocionante realizada em Dallas. O jogo começou com Ashour abrindo o placar para os egípcios, mas os australianos empataram com um gol contra de Hany no segundo tempo.

Durante a prorrogação, os Faraós, como é conhecida a seleção egípcia, pressionaram, mas não conseguiram marcar. No entanto, a habilidade dos egípcios brilhou nas cobranças de pênaltis. O zagueiro australiano Souttar errou a primeira cobrança, chutando para fora, seguido por Herrington, que acertou a trave. Pelo Egito, Sabar, Rabia, o camisa 10 Mohamed Salah, com uma cavadinha, e o zagueiro Hossan Abdelmaguid converteram suas cobranças.

Em sua quarta participação em Copas do Mundo, o Egito já fez história três vezes nesta edição: conquistou sua primeira vitória no torneio ao vencer a Nova Zelândia por 3 a 1 na fase de grupos, avançou para a segunda fase e agora garantiu sua presença nas oitavas de final.

Na próxima fase, o Egito enfrentará o vencedor do confronto entre a atual campeã mundial Argentina e Cabo Verde, que se enfrentam às 19h (horário de Brasília) desta sexta-feira (3), em Miami (EUA).

O primeiro tempo começou com uma chance clara para a Austrália, quando Volpato, sem marcação, arriscou um chute de longe que acertou o travessão do goleiro Shobeir. Aos 12 minutos, o Egito abriu o placar em uma jogada ensaiada de bola parada. Ashour cobrou a falta, a bola desviou na zaga e caiu nos pés de Marmoush, que passou para Hafez cruzar na área, onde Ashour cabeceou para o gol.

Os australianos, atrás no placar, tentaram pressionar, mas com pouca criatividade. Os egípcios, por outro lado, controlaram o jogo, apostando em bolas longas. Aos 20 minutos, Fathy fez um lançamento perfeito para Zico, que chutou para fora, mas o gol não valeria devido a um impedimento assinalado pela arbitragem. O jogo seguiu lento, com os australianos pouco criativos e os egípcios com mais posse de bola, mas sem efetividade.

No segundo tempo, logo após o intervalo, os egípcios quase ampliaram o placar. Zico passou para Marmoush, que chutou forte, mas a bola passou rente à trave. A Austrália voltou mais ofensiva, especialmente pela lateral esquerda, e conseguiu empatar com um gol contra de Hany após cobrança de falta de O’Neill.

Prorrogação

Na prorrogação, os egípcios mantiveram a intensidade. Aos 2 minutos, Hassan lançou para Marmoush, que passou para Salah chutar por cima do travessão. Aos 12 minutos, Ashour arriscou de fora da área, mas a bola passou à esquerda do goleiro Beach. No segundo tempo da prorrogação, os egípcios continuaram pressionando, mas a defesa australiana resistiu.

Pênaltis

Nos pênaltis, a Austrália começou mal, com Souttar chutando para fora. Sabar marcou para o Egito, seguido por Irvine, que converteu para a Austrália. Rabia manteve o Egito em vantagem, e Mabili empatou novamente. Salah, com uma cavadinha, colocou o Egito na frente, e Herrington errou para a Austrália, acertando a trave. Abdelmaguid, então, selou a classificação do Egito ao converter a última cobrança, garantindo a vitória por 4 a 2.

?

Com informações da Agência Brasil