Após muita especulação, o Fortaleza anunciou nesta segunda-feira (14) a saída do técnico argentino Juan Pablo Vojvoda do comando da equipe. Vojvoda encerra sua passagem após quatro anos e dois meses à frente do Leão, período em que dirigiu o time em 310 partidas, somando 145 vitórias, 77 empates e 88 derrotas. Durante sua gestão, conquistou o Campeonato Cearense três vezes (2021, 2022 e 2023) e a Copa do Nordeste em duas ocasiões (2022 e 2024). Em uma publicação na sua conta oficial no X, o Tricolor cearense destacou Vojvoda como 'o melhor técnico da história do Fortaleza', acompanhada de depoimentos em vídeo do diretor-executivo Marcelo Paz e do diretor de futebol Sérgio Papellin.
"Decidimos que é hora de encerrar esse ciclo. Um ciclo extremamente vitorioso. Vojvoda ajudou a transformar o Fortaleza e o futebol cearense. Conquistou títulos e nos levou a competições internacionais. E conquistou também o carinho do torcedor. Porém, o futebol exige decisões difíceis. Entendemos que é o momento de promover uma mudança necessária", explicou Paz.
Vojvoda não resistiu à sequência negativa da equipe na atual temporada, com nove jogos sem vitória e seis derrotas consecutivas. O Leão ocupa a 18ª posição no Campeonato Brasileiro, dentro da zona de rebaixamento, além de ter sido eliminado precocemente da Copa do Brasil pelo Retrô, de Pernambuco, na terceira fase. As duas últimas derrotas selaram a demissão do argentino: eliminação na Copa do Nordeste para o Bahia e derrota no clássico contra o Ceará pelo Brasileirão. Em 2025, o arquirrival também levou a melhor sobre o Fortaleza ao conquistar o bicampeonato cearense.
Além dos títulos, Vojvoda se destacou por campanhas históricas que elevaram o Leão a novos patamares no futebol brasileiro e sul-americano. Sob seu comando, a equipe alcançou suas melhores performances na Copa do Brasil (semifinal em 2021) e no Campeonato Brasileiro (quarto lugar em 2021 e 2024). Também classificou o time para a Libertadores pela primeira, segunda e terceira vez em mais de 100 anos de história do clube. Em duas dessas classificações, o Fortaleza chegou à fase de grupos e, posteriormente, às oitavas de final. Na atual temporada de 2025, Vojvoda deixou o time ainda na competição, com um confronto marcado contra o Vélez Sarsfield, da Argentina, nas oitavas.
O técnico argentino também esteve próximo de uma conquista internacional na Copa Sul-Americana. A equipe foi derrotada nos pênaltis na final da competição em 2023, vencida pela LDU, do Equador. Antes de sua passagem pelo Fortaleza, Vojvoda, de 50 anos, não havia conquistado títulos como técnico. Ele havia trabalhado em alguns clubes argentinos e seu último emprego antes do Leão foi no Unión La Calera, do Chile.
Com informações da Agência Brasil