ESPORTES

min de leitura

Ginástica Artística: Brasil avança a três finais masculinas no Mundial

(via Agência Brasil)

| Edição de 20 de outubro de 2025 | Atualizado em 20 de outubro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Brasil garantiu presença em três finais masculinas no Mundial de Ginástica Artística, o primeiro do ciclo olímpico rumo aos Jogos de Los Angeles 2028. Caio Souza e Diogo Soares competirão na final do individual na próxima quarta-feira (22), a partir das 8h (horário de Brasília). Caio também se classificou para a final de argolas, cuja disputa por medalha ocorrerá na sexta-feira (24), a partir das 4h. As finais serão transmitidas ao vivo no Canal Olímpico do Brasil no YouTube. O Mundial se estende até domingo (25).

Desempenho na Classificatória

Após a fase classificatória concluída nesta segunda-feira (20), Caio Souza garantiu vaga na final individual geral com a oitava melhor nota, somando 79.166 pontos nos seis aparelhos: argolas, barra-fixa, paralelas, salto, solo e cavalo. Diogo Soares obteve a 10ª posição com 78.798 pontos. Além do Brasil, apenas China e Suíça colocaram dois ginastas entre os 10 primeiros finalistas. No total, 24 ginastas competirão por medalhas.

Expectativas e Preparação

“De forma geral, o Diogo vem passando muito bem, tanto técnica como fisicamente. Está mais confiante competindo, feliz e preparado. Isso se reflete diretamente no resultado. A tendência é manter essa evolução e, quem sabe, progredir ainda mais nas próximas competições”, avaliou Daniel Biscalchin, técnico de Diogo Soares, de 23 anos.

Diogo busca um pódio inédito no Mundial. Nas finais das últimas duas edições, ele terminou em 10º lugar (Antuérpia 2023) e em 17º (Liverpool 2022) no individual geral. O ginasta também foi finalista nas Olimpíadas de Tóquio 2020 e Paris 2024.

Caio Souza e a Final de Argolas

Caio Souza destacou-se na apresentação das argolas, cravando um triplo mortal na saída do aparelho, o que lhe garantiu a classificação à final em oitavo lugar, empatado com o belga Glen Cuyle. Esta é a quarta vez que o ginasta de 32 anos chega à final de aparelhos e a sexta no individual geral. Apenas oito atletas disputarão o pódio nas argolas em Jacarta. Caio também sonha com sua primeira medalha em Mundiais.

“Argolas é um aparelho muito disputado, com notas muito próximas no alto nível. Há alguns anos, estamos trabalhando para aumentar a nota final. Fizemos esforços para melhorar a nota de partida, incorporamos e substituímos elementos, testamos saídas diferentes. Foi um longo caminho. Vimos o Caio fazer uma linda série, coroada com uma saída cravada. Isso fez toda a diferença para essa classificação histórica. Esse ginasta é um guerreiro incansável, que está de parabéns”, elogiou Ricardo Yokoyoma, treinador de Caio Souza.

Equipe Brasileira no Mundial

Além de Caio e Diogo, a equipe masculina brasileira no Mundial é composta por Arthur Nory, Vitaliy Guimarães e Yuri Guimarães. A equipe feminina inclui as medalhistas olímpicas Flávia Saraiva e Júlia Soares, além de Júlia Coutinho e Sophia Weisberg.

Programação

Terça-feira (21) - Classificatórias femininas*

  • 0h-1h15 - Subdivisão 4 feminina - Bangladesh, Croácia, Estados Unidos, Grã-Bretanha, Nova Zelândia e Polônia
  • 1h30-2h45 - Subdivisão 5 feminina - França, Islândia, Itália, Malásia, Marrocos, Suíça e Vietnã
  • 3h30-4h45 - Subdivisão 6 feminina - Austrália, Bélgica, Costa Rica, Egito, Letônia, Mongólia, Romênia e Suécia
  • 5h-6h15 - Subdivisão 7 feminina - Colômbia, Filipinas, Indonésia, México e Síria
  • 6h30-7h45 - Subdivisão 8 feminina - África do Sul, Brasil, Chile, Índia, Noruega, Qatar e Ucrânia
  • 8h30-9h45 - Subdivisão 9 feminina - Bulgária, Camarões, Eslovênia, Namíbia, Portugal, Tailândia e atletas neutras da Rússia
  • 10h-11h15 - Subdivisão 10 feminina - Cazaquistão, China, Espanha, Hong Kong, Hungria, República Tcheca e atletas neutras de Belarus

Quarta (22) - Final masculina

  • 8h30-11h - Final masculina do individual geral

Dia 23/10 - Final feminina

  • 8h30-11h - Final feminina do individual geral

Dia 24/10 - Finais por aparelhos (dia 1)

  • 4h-8h - Finais masculina de solo, salto feminino, cavalo com alças masculino, barras assimétricas femininas, argolas masculinas

Dia 25/10 - Finais por aparelhos (dia 2)

  • 4h-8h - Finais masculinas de salto, trave feminina, barras paralelas masculinas, solo feminino e barra fixa masculina.



Com informações da Agência Brasil