Na última sexta-feira, o governo brasileiro deu um passo importante ao criar a Secretaria Extraordinária para a Copa do Mundo de Futebol Feminino 2027. Esta nova secretaria terá a missão de coordenar todos os preparativos para o evento, com um foco especial em logística, governança e articulação entre os órgãos públicos e a Federação Internacional de Futebol (Fifa).
De acordo com o Ministério do Esporte, a Secretaria Extraordinária, estabelecida pelo Decreto nº 12.789, funcionará como o principal elo entre o governo brasileiro e a Fifa. Sua atuação será crucial para acompanhar compromissos internacionais, apoiar estados e municípios e garantir que áreas como segurança, mobilidade urbana, telecomunicações, imigração, saúde e tecnologia da informação estejam plenamente preparadas para o evento.
O ministro do Esporte, André Fufuca, destacou a tradição do Brasil na realização de grandes eventos e a importância de estruturas extraordinárias para assegurar coordenação, eficiência e transparência. A secretaria funcionará no âmbito do Ministério do Esporte e terá vigência até dezembro de 2027.
Cynthia Motta, secretária executiva adjunta do Ministério do Esporte e coordenadora da Copa do Mundo Feminina 2027, afirmou que não haverá necessidade de novas obras em estádios. O foco principal será em logística, mobilidade, aeroportos, tecnologia da informação, gramados, saúde e articulação entre ministérios. "É através dessa equipe que vamos trabalhar exclusivamente para colocarmos a Copa do Mundo de Futebol Feminino 2027 em campo", declarou.
Com informações da Agência Brasil