ESPORTES

min de leitura

João Fonseca concorre ao prêmio ATP Awards de maior evoluçao do ano

(via Agência Brasil)

| Edição de 20 de novembro de 2025 | Atualizado em 20 de novembro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A jovem promessa do tênis mundial, João Fonseca, foi anunciado nesta quinta-feira (20) como um dos quatro finalistas do ATP Awards 2025 na categoria de maior evolução da temporada. O carioca de 19 anos, que começou o ano na 145ª posição do ranking, deu um salto impressionante para o 24º lugar, enfrentando adversários de peso e conquistando quatro títulos: o ATP 500 da Basileia, o ATP 250 de Buenos Aires e os Challengers de Camberra e Phonix. Fonseca disputa o prêmio com o britânico Jack Draper, o tcheco Jakub Mensik e o monegasco Valentin Vacherot.

Além disso, Fonseca tem boas chances de ser eleito o "Favorito dos fãs" em votação popular. Em várias competições, seu nome foi entoado pelos torcedores. Todos os tenistas do top 100 estão na disputa, e a votação ocorre no site da ATP. Os vencedores de todas as categorias do ATP Awards 2025 serão anunciados na segunda semana de dezembro.

Imagem ilustrativa da imagem João Fonseca concorre ao prêmio ATP Awards de maior evoluçao do ano
Reprodução X/ATP Tour

A indicação de Fonseca para a categoria de maior evolução do ano parece feita sob medida. Os critérios incluem grandes saltos no ranking, títulos inéditos e vitórias surpreendentes. Em sua estreia no Aberto da Austrália, ainda no 113º lugar do ranking, ele derrotou o russo Andrey Rublev, então número 9 do mundo. No final de janeiro, Fonseca entrou no top 100, tornando-se o segundo tenista mais jovem a conseguir tal feito, atrás apenas do espanhol Carlos Alcaraz.

Pela primeira vez, a categoria em que Fonseca concorre no ATP Awards será decidida pelo "Clube número 1 da ATP", que inclui o brasileiro Gustavo Kuerten entre seus 29 membros. Este clube é composto por tenistas que já lideraram o ranking mundial.

Outras categorias do ATP Awards também foram anunciadas nesta quinta (20). O Prêmio Stefan Edberg de Esportividade tem como concorrentes Carlos Alcaraz, Felix Auger-Aliassime, Casper Ruud e Grigor Dimitrov.

Na disputa pelo prêmio de melhor treinador do ano estão Darren Cahill e Simone Vagnozzi (treinadores de Jannik Sinner), Juan Carlos Ferrero e Samuel Lopez (de Carlos Alcaraz), Benjamin Balleret (de Valentin Vacherot), Frederic Fontang (de Felix Auger-Aliassime) e Bryan Shelton (de Ben Shelton).



Com informações da Agência Brasil