A jovem promessa do tênis mundial, João Fonseca, foi anunciado nesta quinta-feira (20) como um dos quatro finalistas do ATP Awards 2025 na categoria de maior evolução da temporada. O carioca de 19 anos, que começou o ano na 145ª posição do ranking, deu um salto impressionante para o 24º lugar, enfrentando adversários de peso e conquistando quatro títulos: o ATP 500 da Basileia, o ATP 250 de Buenos Aires e os Challengers de Camberra e Phonix. Fonseca disputa o prêmio com o britânico Jack Draper, o tcheco Jakub Mensik e o monegasco Valentin Vacherot.
Além disso, Fonseca tem boas chances de ser eleito o "Favorito dos fãs" em votação popular. Em várias competições, seu nome foi entoado pelos torcedores. Todos os tenistas do top 100 estão na disputa, e a votação ocorre no site da ATP. Os vencedores de todas as categorias do ATP Awards 2025 serão anunciados na segunda semana de dezembro.
A indicação de Fonseca para a categoria de maior evolução do ano parece feita sob medida. Os critérios incluem grandes saltos no ranking, títulos inéditos e vitórias surpreendentes. Em sua estreia no Aberto da Austrália, ainda no 113º lugar do ranking, ele derrotou o russo Andrey Rublev, então número 9 do mundo. No final de janeiro, Fonseca entrou no top 100, tornando-se o segundo tenista mais jovem a conseguir tal feito, atrás apenas do espanhol Carlos Alcaraz.
Pela primeira vez, a categoria em que Fonseca concorre no ATP Awards será decidida pelo "Clube número 1 da ATP", que inclui o brasileiro Gustavo Kuerten entre seus 29 membros. Este clube é composto por tenistas que já lideraram o ranking mundial.
Outras categorias do ATP Awards também foram anunciadas nesta quinta (20). O Prêmio Stefan Edberg de Esportividade tem como concorrentes Carlos Alcaraz, Felix Auger-Aliassime, Casper Ruud e Grigor Dimitrov.
Na disputa pelo prêmio de melhor treinador do ano estão Darren Cahill e Simone Vagnozzi (treinadores de Jannik Sinner), Juan Carlos Ferrero e Samuel Lopez (de Carlos Alcaraz), Benjamin Balleret (de Valentin Vacherot), Frederic Fontang (de Felix Auger-Aliassime) e Bryan Shelton (de Ben Shelton).
Com informações da Agência Brasil