ESPORTES

min de leitura

João Fonseca crava outra vitória em Wimbledon e avança à 3ª rodada

(via Agência Brasil)

| Edição de 02 de julho de 2025 | Atualizado em 02 de julho de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Em meio a um ano repleto de conquistas, o jovem tenista carioca João Fonseca, de apenas 18 anos, brilhou novamente nesta quarta-feira (2) ao vencer sua segunda partida consecutiva na chave de simples do prestigiado Torneio de Wimbledon, realizado em Londres, Inglaterra. Com uma vitória expressiva sobre o norte-americano Jenson Brooksby, por 3 sets a 1, Fonseca se destacou como o mais jovem tenista a alcançar a terceira rodada da competição masculina de simples nos últimos 14 anos. Prestes a completar 19 anos, ele possui exatamente 18 anos e 326 dias. Até então, o recorde pertencia ao australiano Bernard Tomic, que chegou às quartas de final de Wimbledon com 18 anos e 255 dias.

Além disso, o tenista carioca quebrou um jejum de quase 15 anos sem a presença de brasileiros na terceira rodada do Grand Slam londrino na categoria masculina – o último a alcançar tal feito foi o paulista Thomaz Bellucci.

O dia em Wimbledon começou com chuva, atrasando em quase duas horas o início das partidas no All England Club. No entanto, a longa espera não abalou o desempenho do brasileiro, que ocupa a 54ª posição no ranking mundial. Fonseca começou a partida com força, garantindo a primeira parcial por 6/4 contra Brooksby, que está na 51ª posição do ranking. No segundo set, Fonseca oscilou, permitindo que o norte-americano se recuperasse e vencesse por 7/5, empatando o jogo.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Apesar do empate, Fonseca manteve a compostura e dominou o terceiro set. Ele quebrou o serviço do adversário logo no primeiro game e continuou a dominar até fechar em 6/2. O quarto set foi o mais disputado: Fonseca conseguiu uma quebra no quinto game, mas Brooksby não se deixou abater e empatou em 4 a 4. No entanto, Fonseca quebrou novamente o serviço do adversário no game seguinte e venceu a parcial por 6/4, garantindo a vitória por 3 a 1 após 3h13min de jogo.

"Foi um jogo difícil, ele é um jogador muito esperto e joga muito bem na grama, já tinha uma final, então eu sabia que seria complicado. Estou muito feliz com a forma como encarei a partida hoje, cometi poucos erros, fui agressivo nos pontos importantes e mantive a margem. Estou muito satisfeito com minha mentalidade durante o jogo, focado em todos os pontos, mesmo quando ele jogou melhor no segundo set. Comecei muito bem no terceiro, então foi ótimo ter essa mentalidade", analisou o brasileiro durante a coletiva de imprensa após a partida.

João Fonseca voltará à quadra na próxima sexta-feira (4) para enfrentar o chileno Nicolás Jarry, que ocupa a 143ª posição no ranking. Jarry venceu o jovem norte-americano Learner Tien por 3 sets a 0 (6/2, 6/2 e 6/3) nesta quarta-feira (2). O horário da partida será definido pelos organizadores de Wimbledon.

Bia Haddad dá adeus à chave de simples

Contrariando as expectativas, a paulista Beatriz Haddad Maia, número 20 no ranking feminino, foi eliminada na segunda rodada de simples ao ser superada pela húngara Dalma Galfi, que ocupa a 110ª posição, por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (9-7) e 6/1.

Bia voltará à quadra nesta quinta-feira (3), a partir das 14h (horário de Brasília), para estrear na disputa de duplas femininas, jogando ao lado da alemã Laura Siegemund. Campeãs no piso de grama do WTA 250 de Nottighan (Inglaterra) no último dia 22, elas enfrentarão na primeira rodada as norte-americanas Hailey Baptiste e Caty McNally.

Antes do jogo de Bia, haverá a estreia da dupla da paulista Luisa Stefani com a húngara Timea Babos. Campeãs do WTA 500 de Estrasburgo (França) em maio, Stefani e Babos entrarão em quadra a partir das 8h10 contra a parceria da romena Jaqueline Cristian com a belga Magali Kempen.

Duplas masculinas avançam

Hoje foi dia de estreia para duas das cinco duplas com tenistas brasileiros. Após um embate de 3h05min, a parceria do mineiro Marcelo Melo com o gaúcho Rafael Matos venceu de virada a dupla do compatriota Orlando Luz com o croata Ivan Dodig, por 2 sets a 1, com parciais de 6/7 (5-7), 7/6 (7-5) e 6/4. Na segunda rodada, Marcelo e Rafael enfrentarão os vencedores do duelo desta quinta-feira (3), entre os britânicos Lui Maxted e Connor Thomson e a dupla cabeça de chave 8, formada pelo croata Nikola Mektic e o neozelandês Michael Venus.

Imagem ilustrativa da imagem João Fonseca crava outra vitória em Wimbledon e avança à 3ª rodada
Única dupla 100% brasileira, Marcelo Melo e Rafael Matos avançam à segunda rodada após superarem na estreia a parceria do compatriota Orlando Luz com o croata Ivan Dodig, por 2 sets a 1 - Divulgação/ZDL Sports

Quem também celebrou muito a estreia vitoriosa na grama londrina foi o carioca Fernando Rombolli, em parceria com o australiano John-Patrick Smith. Eles superaram os norte-americanos Mackenzie McDonald e Alex Michelsen por 2 sets a 0 (6/4 e 7/5). Este triunfo marcou a primeira vitória de Rombolli em Wimbledon. Na segunda rodada, Rombolli poderá enfrentar a dupla do compatriota Marcelo Demoliner com o argentino Guido Andreozzi, que estreia nesta quinta-feira (3), a partir das 8h10, contra os norte-americanos Cristian Harrison e Evan King, cabeças de chave número 9.



Com informações da Agência Brasil