No embate entre gerações do tênis brasileiro, a juventude levou a melhor. Na noite de terça-feira (17), o jovem carioca João Fonseca, de 19 anos, superou o experiente cearense Thiago Monteiro, de 31, com uma vitória por 2 sets a 0 na primeira rodada do torneio de simples do Rio Open. O confronto ocorreu na Quadra Guga Kuerten, a principal do Jockey Club Brasileiro, localizado na Gávea, zona norte do Rio de Janeiro.
O jovem, que ocupa a 38ª posição no ranking de simples da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), entrou diretamente na chave principal e precisou de uma hora e 34 minutos para fechar o jogo com parciais de 7/6 (7-1) e 6/1. Já Thiago, atualmente na 208ª posição, chegou a ocupar o 61º lugar em 2022 e foi o brasileiro mais bem colocado entre 2018 e 2024.
Desempenho no Jogo
Os tenistas mostraram a força de seus saques no primeiro set, com um total de 11 aces (quando o saque não é devolvido pelo adversário). João fez cinco, sendo dois deles no tie-break, fundamentais para vencer o desempate por 7 a 1 e fechar a parcial em 7/6, após quase uma hora de jogo.
No segundo set, João conseguiu duas quebras de serviço, uma logo no início, o que lhe deu tranquilidade para, em menos de 40 minutos, definir a partida em 6/1. Este foi o primeiro triunfo do carioca em partidas de simples na temporada, após eliminações nas estreias do Aberto da Austrália e do ATP 500 de Buenos Aires, na Argentina.
Importância do Rio Open
Assim como o torneio em Buenos Aires, o Rio Open é um evento de nível 500, o terceiro em importância no circuito regular. Apenas os torneios de nível 1000 e os Grand Slams (Aberto da Austrália, Roland Garros, Wimbledon e US Open) possuem maior relevância.
Próximos Desafios
Nas oitavas de final, João enfrentará o peruano Ignácio Buse (91º), que se classificou ao eliminar o brasileiro Igor Marcondes (348º) na última segunda-feira (16), por 2 a 1, com parciais de 6/4, 5/7 e 4/6. A organização do Rio Open ainda definirá o dia e horário do confronto.
Além do torneio de simples, João também está na chave de duplas ao lado do mineiro Marcelo Melo, número 55 do ranking de duplistas da ATP. Nas quartas de final, a dupla brasileira enfrentará os argentinos Andrés Molteni (24º) e Máximo González (31º). Na terça, eles venceram o equatoriano Gonzalo Escobar (76º) e o holandês Jean-Julien Rojer (85º) por 2 sets a 0 (duplo 6/3). A data da partida contra João e Melo ainda será marcada.
Com informações da Agência Brasil