O taekwondo trouxe mais uma medalha para o Brasil nos Jogos Mundiais Universitários de 2025, realizados em Essen, na Alemanha. Vinícius Matos conquistou a prata na categoria até 74 quilos, após ser derrotado na final pelo georgiano Zurab Kintsurashvili por 2 a 0 (10/10 e 16/3), no complexo esportivo de Messe Essen. Esta foi a quarta medalha do Brasil na competição, sendo três delas no taekwondo (um bronze, uma prata e um ouro). Apesar da frustração inicial pela derrota, Vinícius mostrou-se orgulhoso durante a cerimônia de premiação, reconhecendo a excelente campanha realizada.
Trajetória de Superação
"Eu sou vice-campeão do mundo. É uma trajetória que vem de muito tempo, desde quando eu era criança, aos nove anos, e me tornei faixa preta em 2016. Sempre com o mesmo técnico, com o apoio da minha família e o sacrifício dos meus pais. Quando percebi que o esporte poderia fazer a diferença na minha vida e na vida das pessoas ao meu redor, foi uma virada de chave para mim. Decidi que era isso que eu queria ser e fazer a diferença", declarou o estudante.
Vinícius fez questão de dividir a conquista com seu técnico, que o acompanha desde o início. "Fui acolhido como um filho pelo meu mestre, meu técnico. Ele estava na cadeira hoje. Tenho a honra de tê-lo como técnico da seleção brasileira universitária e principal. Ele acreditou em mim, eu acreditei nele. Ele me fez acreditar no meu sonho".
Sonhos Olímpicos
Agora, o vice-campeão mundial universitário busca realizar o sonho de conquistar uma medalha olímpica nos Jogos de Los Angeles 2028 e o ouro no próximo mundial universitário. Ele relembra o caminho percorrido até chegar à elite do taekwondo.
"O esporte brasileiro é carente de apoio financeiro. As competições de alto rendimento demandam muitos gastos para se chegar a um campeonato de nível elevado. Mas sempre pensei grande, mesmo vindo de uma família humilde. Meus pais sempre acreditaram. Minha mãe já me levou a competições em Minas Gerais, deixando de almoçar para que eu pudesse viajar e comer na competição. Meu pai já fez empréstimos, sujou o nome para realizar meu sonho. Não posso deixar de mencionar minha família e tudo o que fizeram por mim. Luto todos os dias para retribuir o que fizeram por mim", completou.
Brasil avança às quartas no basquete
Na primeira fase, o Brasil protagonizou uma partida emocionante contra a República Tcheca, também em Essen. Foi uma reedição da final dos Jogos Mundiais Universitários de 2023, em Chengdu, China, onde os tchecos levaram o ouro. Na noite desta segunda-feira (21), a seleção brasileira esteve quase toda a partida atrás no placar, mas com um último período impecável, virou o jogo, venceu por 74 a 70 e garantiu a classificação para as quartas de final.
Boas estreias no vôlei de praia
No vôlei feminino, em Berlim, a equipe brasileira perdeu a semifinal contra o Japão por 3 sets a 2 (29/31, 25/17, 20/25, 25/16, 15/10). O Brasil agora enfrenta a Alemanha na disputa pelo bronze, após as anfitriãs perderem para a Itália por 3 sets a 0.
No vôlei de praia, o Brasil teve duas boas estreias. No masculino, Denilson e Wesley venceram a dupla neozelandesa formada por McManaway e Sadlier por 2 sets a 0 (21/18 e 21/19). No feminino, Mafe e Luiza derrotaram as espanholas Marta Carro e Sofía Izuzquiza por 2 sets a 0 (21/15 e 21/18).
* Maurício Costa viajou à Alemanha a convite da CBDU.
Com informações da Agência Brasil