Os Jogos Mundiais Universitários de 2025, também conhecidos como FISU World University Games 2025, têm início oficial nesta quarta-feira (16). Em sua 32ª edição, este evento, que é a maior competição universitária do mundo, será realizado na região do Reno-Rhur, no oeste da Alemanha, contando com a participação de cerca de 8.500 estudantes-atletas de 150 países. As cidades anfitriãs dos jogos incluem Bochum, Duisburgo, Essen, Mülheim an der Rhur, Hagen e Berlim, sendo que a capital alemã é a única fora da região do Reno-Rhur.
A cerimônia de abertura está marcada para as 15h (horário de Brasília) - 20h no horário local - na Schauinsland-Reisen-Arena, estádio do time de futebol MSV Duisburg, com capacidade para 31.500 espectadores e conhecida por sua excelente acústica. As atrações artísticas da noite serão majoritariamente alemãs, com apresentações da cantora Ayliva, da banda pop Querbeat e do rapper Montez.
A partir de quinta-feira (17), as competições começam em 18 modalidades, que serão disputadas em 23 locais diferentes. O Brasil enviou uma delegação composta por 200 pessoas, que competirão em 13 modalidades: atletismo, badminton, basquete, basquete 3x3 em cadeira de rodas, ginástica artística, judô, natação, saltos ornamentais, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei e vôlei de praia.
Há uma expectativa positiva por parte da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). Atletas que participaram dos Jogos Olímpicos de Paris, como Henrique Marques do Taekwondo, o time de Basquete Masculino, com jogadores que disputam o NBB, a mesatenista Sabrina Miyabara, campeã mundial sub-17 e vice-campeã mundial sub-19, além de competidores no judô, natação e atletismo, são algumas das esperanças de medalha. Contudo, o principal objetivo da delegação na Alemanha vai além das medalhas, como explica Alim Neto, presidente da CBDU.
“Não estamos medindo esforços. Estamos fazendo tudo para que nossos atletas tenham o melhor desempenho. Não estamos fazendo projeção de medalhas, queremos que o esporte universitário brasileiro seja bem representado. Estes atletas foram selecionados através de seletivas nacionais, das seleções brasileiras universitárias em convênio com as confederações. O melhor do nosso esporte universitário está aqui na Alemanha para representar o Brasil. Nossos atletas aqui são estudantes-atletas. Eles estão vivenciando o esporte, vendo uma nova forma de conhecer novas culturas, novos países, novas pessoas. Essa integração é muito importante dentro de uma cultura diferente”, afirmou o dirigente.
Os Jogos Mundiais Universitários se estenderão até o dia 27 de junho. A região do Reno-Ruhr, onde a maioria dos jogos será realizada, é a maior região metropolitana da Alemanha, com uma população de mais de 11 milhões de habitantes, e é reconhecida como um dos principais centros universitários do país.
* Maurício Costa viajou à Alemanha à convite da CBDU
Com informações da Agência Brasil