ESPORTES

min de leitura

Miguel Pupo abre temporada do surfe com vitória em final brasileira

(via Agência Brasil)

| Edição de 11 de abril de 2026 | Atualizado em 11 de abril de 2026

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A nova temporada da Liga Mundial de Surfe (WSL) começou de forma brilhante para o Brasil. Na madrugada deste sábado (11), o paulista Miguel Pupo conquistou a etapa de Bells Beach, na Austrália, que marcou o início da edição 2026 do circuito mundial. Ele superou o paranaense Yago Dora, atual campeão, na final masculina.

Além de uma final totalmente brasileira, o top-5 contou com mais dois representantes do país: os paulistas Gabriel Medina, que garantiu o terceiro lugar, e Samuel Pupo, irmão de Miguel, que ficou na quinta posição. O norte-americano Griffin Colapinto, vice-campeão em 2025, terminou em quarto.

Miguel Pupo enfrentou cinco baterias em Bells Beach. Nas duas primeiras rodadas, ele venceu surfistas locais, os australianos Joel Vaughan e George Pittar. Nas quartas de final, superou Barron Mamiya, do Havaí. Na semifinal, derrotou Colapinto.

No surfe, a pontuação que define o vencedor é a soma das duas maiores notas recebidas pelos atletas durante a bateria. Na final, Yago Dora começou melhor, com notas 6.17 e 7.73, somando 13.90 nas duas primeiras ondas. Miguel, com um 7.50 na primeira manobra, precisou de mais quatro tentativas para alcançar um 8.10, totalizando 14.75, o que forçou o atual campeão a se arriscar, sem sucesso. Assim, o paulista conquistou sua primeira vitória em uma etapa da WSL.

Na competição feminina, a vitória foi da havaiana Gabriela Bryan, que superou a australiana Molly Picklum na final. A brasileira Luana Silva, nascida no Havaí e que escolheu representar o Brasil, foi eliminada na segunda rodada, justamente por Bryan. A gaúcha Tatiana Weston-Webb, medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024, está fora do circuito em 2026 para se dedicar à maternidade, com retorno previsto para 2027.

O circuito continua na Austrália, com as disputas em Margaret River a partir da próxima quinta-feira (16). No total, a temporada conta com 12 etapas, incluindo uma no Brasil, em Saquarema (RJ), entre os dias 19 e 27.

?

Com informações da Agência Brasil