ESPORTES

min de leitura - #

Morre Santo Trevisan, referência em corrida de rua

Da Redação

| Edição de 18 de março de 2022 | Atualizado em 18 de março de 2022
Imagem descritiva da notícia Morre Santo Trevisan, referência em corrida de rua

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Morreu ontem, o pioneiro do atletismo em Apucarana, Santo Trevisan, aos 90 anos. De acordo com a família, ele estava com a saúde debilitada há cerca de três anos e ficava a maior parte do tempo em casa. Radicado no município na década de 1970, o ex-atleta era uma referência no pedestrianismo local.

Nascido em 1931 em Jaú, Santo Trevisan passou a infância e adolescência na zona rural. Seu Santo, como era conhecido entre os atletas, começou a correr na década de 70 e só parou de competir em 2002, após uma cirurgia no joelho. Mesmo fora das competições continuou por muitos anos participando de provas e correndo nas ruas da cidade, incentivando outros esportistas, muitas vezes de bengala, até que a saúde não mais permitiu.

O apucaranense iniciou no esporte já tarde, sendo enquadrado na categoria de veteranos. Porém, colecionou cerca de 3 mil medalhas e 600 troféus ao longo dos últimos 40 anos. Trevisan participou da primeira “28 de Janeiro” em 1974. A sua última participação nesta corrida foi em 2016, com uma bengala para se apoiar. Também correu em 13 provas São Silvestre e um sem número de corridas ao longo dos anos e defendeu Apucarana como atleta da Secretaria de Esportes. Por sua contribuição ao esporte, foi homenageado com Corrida Pedestre Santo Trevisan, organizada pela Prefeitura.

A morte causou grande repercussão. A equipe de corredores de Apucarana, Pé Vermelho, cancelou o treino semanal e reuniu atletas em uma homenagem ao ex-atleta. “Muitas pessoas iam às corridas para assisti-lo correr. É uma grande perda para o atletismo. Nossa equipe lamenta muito a morte do senhor Santo Trevisan “, afirma o empresário João Dias, integrante do grupo Pé Vermelho.

Em nota oficial, o prefeito Junior da Femac lamentou a perda. “Lamentamos a perda do ex-corredor Santo Trevisan, que como atleta brilhou e representou muito bem a nossa cidade. O seu Santo era um apaixonado pelo atletismo e pelo pedestrianismo, conquistando muitos troféus e medalhas para Apucarana”, manifestou o prefeito Junior da Femac.

Também em nota, a Câmara Municipal de Apucarana, destacou as conquistas do ex-atleta. “Santo foi um dos pioneiros do Atletismo de Apucarana. Homem bom, íntegro, de família tradicional e amigo de todos. É uma perda para todos nós! Deixará saudades e um grande legado no esporte da nossa cidade”.

O corpo está sendo velado na Capela Mortuária e o sepultamento está marcado para as 11 horas de hoje no Cemitério Cristo Rei.