O atacante Neymar foi intimado ontem a depor como réu no caso que investiga o seu envolvimento em uma fraude relacionada à sua transferência do Santos para o Barcelona, em 2013.
O juiz da Audiência Nacional José de La Mata, que investiga o caso, intimou Neymar a depor no dia 2 de fevereiro. Ele vai responder por fraude e corrupção entre particulares.
O pai do jogador, Neymar da Silva Santos, a mãe, Nadine Gonçalves da Silva Santos, o presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu, o ex-mandatário do clube, Sandro Rosell, bem como Luis Álvaro de Oliveira e Odílio Rodríguez, ex-presidentes do Santos, também foram convocados a depor. O clube paulista e o Barcelona deverão comparecer como pessoas jurídicas.
Réu na Justiça espanhola, Neymar é acusado pelo grupo DIS, que detinha parte dos direitos econômicos do atacante, de corrupção privada e estelionato em razão de contratos simulados. A Justiça espanhola vê indícios de irregularidade no contrato firmado entre Santos e Barcelona por 17 milhões de euros.
O Santos Futebol Clube, o Barcelona e a N&N Consultoria, empresa da família de Neymar, também são réus no processo.