O Palmeiras terá sua primeira oportunidade de garantir o título do Campeonato Brasileiro 2016 na tarde de hoje. Às 17 horas, com ingressos já esgotados no Estádio Allianz Parque, o time mandante tenta fazer a festa de maneira antecipada diante de seus torcedores.
Com 74 pontos em 36 rodadas, o Palmeiras precisa apenas de um empate para quebrar um jejum de 22 anos sem conquistar o título brasileiro. Se o Santos (68) não ganhar do Flamengo (67) – os dois se enfrentam no Maracanã no mesmo horário -, o time alviverde é campeão mesmo em caso de derrota.
O confronto com a Chapecoense marca a última exibição de Gabriel Jesus com a camisa do Palmeiras no “Allianz Parque” antes da transferência para o Manchester City. Confirmado entre os titulares ao lado de Dudu, ele deve ter a companhia de Erik, substituto de Roger Guedes.
Com dores musculares, o versátil Tchê Tchê, escalado em 35 dos 36 jogos do Palmeiras no Brasileiro, pode ser substituído pelo lateral-direito Fabiano, com Jean passando para a cabeça de área. Thiago Santos e Cleiton Xavier disputam vaga no meio, Edu Dracena substitui Mina na defesa e Zé Roberto volta à lateral-esquerda.
“A equipe fez um bom Brasileiro. Sabemos que não ganhamos, que falta um ponto. Tem que agarrar a chance e não deixar escapar”, disse o capitão Dudu, encarregado de erguer a taça em caso de título. “Há uma possibilidade muito grande e esperamos fazer um bom jogo para conquistar o título”, completou o atacante.
Comandada pelo técnico Caio Júnior, com passagem sem brilho pelo Palmeiras, a Chapecoense está dividida entre o Campeonato Brasileiro e a Copa Sul-Americana. Finalista do torneio continental, o time catarinense disputa a primeira final já na quarta-feira.
Com 52 pontos, a Chapecoense ocupa a nona colocação do Campeonato Brasileiro e ainda tem chances de encerrar o torneio no G6. O time catarinense também pode se classificar para a Copa Libertadores como campeão da Sul-Americana. É neste contexto que Caio Júnior arma sua equipe para enfrentar o Palmeiras.
O Palmeiras joga com Jailson; Fabiano (Tchê Tchê), Edu Dracena, Vitor Hugo e Zé Roberto; Thiago Santos (Cleiton Xavier), Jean e Moisés; Erik, Dudu e Gabriel Jesus.
A Chapecoense atua com Danilo; Caramelo, Thiego, Neto e Dener Assunção; Josimar, Gil e Cleber Santana; Tiaguinho, Kempes e Ananias.
MAIS VITORIOSO - Se confirmar seu favoritismo e pelo menos empatar com a Chapecoense hoje, o Palmeiras vai conquistar o nono título brasileiro de sua história. O “Verdão” atualmente divide a hegemonia do futebol nacional com o Santos com oito conquistas cada um. Porém, os palmeirenses não erguem o caneco desde o bi de 1993/1994. Curiosamente, apenas o “Peixe”, campeão pela última vez em 2004, é que pode impedir o caneco do Palmeiras.
Na disputa entre os estados, São Paulo já confirmou o seu trigésimo caneco, ampliando a vantagem para o Rio de Janeiro, que vem logo em seguida com 16 taças.