Jornalistas de todo o mundo estão hospedados na cidade de Chapecó para o primeiro grande evento do futebol brasileiro em 2017. O Palmeiras, atual campeão brasileiro, reencontrará a Chapecoense no primeiro jogo após o desastre aéreo que vitimou 71 pessoas no dia 29 de novembro, nos arredores da cidade colombiana de Medellín.
O amistoso será realizado às 16h30 (de Brasília) de hoje, na Arena Condá, e terá caráter beneficente. Toda a renda do duelo será destinada à reconstrução da “Chape” e aos familiares dos mortos. O Palmeiras ainda arcará com todas as despesas referentes à locomoção e à hospedagem em Chapecó.
Além das homenagens que serão prestadas às vítimas, entre elas 19 jogadores e 24 funcionários da “Chape”, o jogo dará ao técnico Eduardo Baptista a chance de colocar suas ideias em prática pela primeira vez. Substituto de Cuca nesta temporada, o treinador idealizou um esquema 4-1-4-1 para o “Verdão”. Ele levará para Chapecó a maior parte do elenco que tem à disposição.
O volante Felipe Melo, principal contratação para a disputa da Libertadores, iniciará o amistoso entre os titulares. Os reforços Michel Bastos, Raphael Veiga, Hyoran, Antônio Carlos e Willian também integrarão o grupo palmeirense. O meia Alejandro Guerra ainda aprimora a condição física e ficará trabalhando em São Paulo.
Destaques na conquista do Brasileirão, o zagueiro Yerry Mina e o meia Moisés também seguirão a rotina de treinos físicos na capital paulista. Já o restante da equipe palmeirense contará com a base que ergueu o eneacampeonato no dia 27 de novembro.
O Palmeiras foi a última equipe que enfrentou a Chapecoense antes do desastre aéreo. A conquista do Brasileirão foi sacramentada com uma vitória por 1 a 0 diante dos catarinenses, no Palestra Itália.
A disputa do amistoso será mais uma das formas que o Palmeiras encontrou para ajudar a Chape. O “Verdão” enviou três jogadores para defender a equipe por empréstimo em 2017. O lateral-direito João Pedro, o zagueiro Nathan e o volante Amaral vestirão as cores do clube de Chapecó pela primeira vez neste sábado.
A Chapecoense contratou outros 20 jogadores para defender a equipe no primeiro ano após a tragédia. Eles farão companhia a atletas formados nas categorias de base durante a disputa da Primeira Liga e do Campeonato Catarinense.
Para o lugar do técnico Caio Júnior, morto no acidente, o clube trouxe o treinador Vagner Mancini.