A edição de 2025 das Paralimpíadas Escolares promete ser um marco, com um número recorde de 2.056 atletas inscritos. Este evento, considerado o maior do mundo para crianças com deficiência em idade escolar, terá início na próxima segunda-feira (17) no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
Na primeira fase, que ocorre de 17 a 21 de novembro, os jovens competirão em modalidades como atletismo, tênis em cadeira de rodas, halterofilismo, futebol de cegos, basquete em cadeira de rodas 3x3, goalball, taekwondo e rúgbi em cadeira de rodas. Na semana seguinte, de 26 a 28 de novembro, será a vez das competições de natação, vôlei sentado, futebol para paralisados cerebrais, judô, badminton, tênis de mesa e bocha, conforme comunicado do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
Os participantes vêm de todas as 27 unidades federativas do Brasil, com idades entre 10 e 18 anos. São Paulo lidera com o maior número de representantes, totalizando 316 atletas, seguido por Minas Gerais com 181 e Santa Catarina com 177.
Com informações da Agência Brasil