Favorita ao título, a seleção de Portugal tenta confirmar a classificação para as semifinais neste sábado, às 12h(de Brasília), quando duela com a Nova Zelândia no Estádio de São Petersburgo, em São Petersburgo, na Rússia, pela última rodada do Grupo A. Os portugueses, embalados pela vitória de 1 a 0 sobre a Rússia, dividem a liderança com o México, que bateu os neozelandeses por 2 a 1. O representante da Oceania ainda não pontuou e está eliminado.
Para se classificar Portugal precisa de um empate. Mas, se for derrrotado também pode avançar, desde que os mexicanos batam os russos em jogo programado para o mesmo horário. Apesar de duelar contra um rival desinteressado, Fernando Santos, comandante de Portugal, espera um jogo complicado.
- Nós sabemos que não existe jogo fácil em uma Copa das Confederações. Além disso, eu particularmente odeio enfrentar os franco-atirdores, pois eles normalmente jogam mais tranquilos e conseguem render muito mais em campo. Mas Portugal sabe de sua responsabilidade e o nosso objetivo é ir a campo e ganhar o jogo, fazendo a nossa parte - analisou o treinador português.
Anthony Hudson, comandante da Nova Zelândia, fala em preservar a honra de sua equipe.
- A Nova Zelândia perdeu seus dois jogos, mas mostrou que não teme nenhum adversário e que vai lutar até o fim pelos resultados de seus confrontos. Não podemos mais sonhar com a classificação, mas temos que representar muito bem a camisa de nossa seleção e fechar a competição com uma boa imagem, pois merecemos muito estar neste torneio e estamos honrando isso - disse o treinador neozelandês.
Para este compromisso a Nova Zelândia deverá repetir a escalação do duelo contra o México, já que seu treinador gostou muito do desempenho, apesar do mau resultado.
Pelo lado de Portugal, Fernando Santos estuda a possibilidade de mais uma vez preservar alguns atletas que estão fisicamente debilitados, mas só vai revelar a escalação minutos antes da partida. Porém ele perdeu o lateral-esquerdo Raphael Guerreiro, que sofreu uma fratura no pé esquerdo. Eliseu assume o posto.
FICHA TÉCNICA
NOVA ZELÂNDIA X PORTUGAL
Local: Estádio de São Petersburgo, em São Petersburgo (Rússia)
Data: 24 de junho de 2017 (Sábado)
Horário: 12h(de Brasília)
Árbitro: Mark Geiger (Estados Unidos)
NOVA ZELÂNDIA: Stefan Marinovic, Andrew Durante, Michael Boxall, Deklan Wynne e Tommy Smith; Dane Ingham, Michael McGlinchey, Clayton Lewis e Ryan Thomas; Chris Wood e Alex Rufer
Técnico: Anthony Hudson
PORTUGAL: Rui Patrício, Cedric, Pepe, Bruno Alves e Eliseu; William Carvalho, André Gomes, Bernardo Silva e Adrien Silva; André Silva e Cristiano Ronaldo
Técnico: Fernando Santos