A icônica Ponte Rio-Niterói, que diariamente conecta milhares de veículos entre as duas cidades da região metropolitana do Rio de Janeiro, terá um uso inusitado neste domingo (3). Cerca de 5 mil corredores irão participar do Desafio da Ponte, transformando o cenário habitual de tráfego intenso em uma vibrante competição esportiva.
O percurso de 21 quilômetros se inicia no Caminho Niemeyer, em Niterói, atravessa a ponte e finaliza na Praça Mauá, na zona portuária do Rio de Janeiro. A largada está marcada para as 6h30, com previsão de término às 9h30.
O Desafio da Ponte retorna após 12 anos de suspensão e, agora, faz parte do Calendário Oficial de Eventos do Rio de Janeiro.
Segundo a Prefeitura de Niterói, 52% dos participantes são cariocas, 17% são de Niterói e 31% são turistas.
"[O evento tem] impacto direto na cadeia produtiva do turismo, movimentando hotéis, comércio e serviços, além de fortalecer o turismo esportivo e reforçar a imagem do Rio de Janeiro e de Niterói como sedes de grandes eventos”, destacou a prefeitura de Niterói.
O Desafio da Ponte é visto como um passo importante na candidatura conjunta das duas cidades para sediar os Jogos Pan e Parapan-Americanos de 2031.
“Provas que possam ser realizadas entre as duas cidades estão nos planos propostos à Panam, entidade responsável pelos jogos. A escolha da sede será divulgada no dia 10 de outubro, no Chile”, informou a administração niteroiense.
Trânsito
Para a realização da prova, um esquema especial de trânsito foi montado, com interdições em vias das duas cidades.
Em Niterói, a Rua Professor Plínio Leite estará totalmente interditada das 21h de sábado (2) até as 10h de domingo (3), assim como trechos das ruas Doutor Fróes da Cruz, Saldanha Marinho e Marquês de Caxias, entre a Rua Professor Plínio Leite e a Avenida Visconde do Rio Branco.
Durante esse período, o trânsito na Avenida Feliciano Sodré será parcialmente interditado, com bloqueio das três faixas da esquerda no sentido Centro, no trecho entre a Rua Professor Plínio Leite e a rampa de acesso à Ponte Rio-Niterói.
“A organização do evento será responsável por operadores de trânsito privados que atuarão tanto no entorno do Caminho Niemeyer quanto no trajeto até a Ponte. Além disso, haverá apoio operacional com a contratação obrigatória de apoiadores de tráfego."
A prefeitura informou que as medidas serão supervisionadas em tempo real por equipes da NitTrans, que poderão fazer ajustes necessários para garantir a segurança da população e dos competidores.
Na capital carioca, o esquema especial será das 0h às 12h do domingo, organizado pela CET-Rio para minimizar os impactos no trânsito e garantir a segurança dos atletas. Algumas vias entre a Ponte Rio–Niterói e os principais acessos ao Rio de Janeiro serão interditadas.
No Rio, a operação de trânsito contará com 50 profissionais, entre agentes da CET-Rio, guardas municipais e apoiadores de tráfego. Eles atuarão para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e motoristas, além de realizar os bloqueios viários durante a corrida.
A movimentação do trânsito será monitorada por câmeras no Centro de Operações e Resiliência (COR-Rio), na Cidade Nova, região central da cidade. A intenção é poder fazer ajustes na programação dos sinais, se necessário, para garantir o fluxo de veículos.
“Além disso, dez painéis de mensagens variáveis serão utilizados para informar sobre as condições do trânsito, bloqueios viários e rotas de desvio.”
Recomendações
A Prefeitura de Niterói recomenda que os pedestres façam travessias nos locais indicados pela sinalização ou pelos orientadores do evento; respeitem os locais com proibição de estacionamento; e prestem atenção às orientações dos agentes de trânsito e à sinalização implantada.
Para os motoristas, a recomendação é evitar a passagem pela região do evento, pois as condições de tráfego serão modificadas durante a prova devido às interdições.
Com informações da Agência Brasil