Com os dois maiores ganhadores de títulos nacionais, a Copa do Brasil começa a ser decidida hoje. Às 22 horas, na Vila Belmiro, medem forças Santos e Palmeiras, como nos tempos dos ídolos Pelé e Ademir da Guia. Com seus respectivos camisas 10, Santos e Palmeiras colecionaram títulos nacionais nos anos 1960 e 1970. Embalado pela Academia de Futebol, o time alviverde detém 11 títulos nacionais. Já os alvinegros, graças ao Rei, contabilizam nove conquistas do gênero.
O Palmeiras foi campeão da Taça Brasil (1960 e 1967), do Torneio Roberto Gomes Pedrosa (1967 e 1969) e do Campeonato Brasileiro (1972, 1973, 1993 e 1994). Para completar ainda, venceu a Copa do Brasil (1998 e 2012) e a Copa dos Campeões (2000).
O Santos também conquistou a Taça Brasil (1961, 1962, 1963, 1964, 1965), Roberto Gomes Pedrosa (1968) e o Campeonato Brasileiro (2002 e 2004) - a CBF unificou os títulos dos três torneios -, além da Copa do Brasil (2010).
Na tentativa de aumentar sua vantagem como recordista de títulos nacionais, o Palmeiras não contará com o volante Thiago Santos, que já disputou a Copa do Brasil pelo América-MG. O técnico Marcelo Oliveira não confirmou, mas deve formar a cabeça de área com Amaral ao lado de Arouca, já recuperado de lesão.
Misterioso, o técnico ensaiou o time em um treino fechado na Academia de Futebol e não descartou a possibilidade de entrar com três volantes. "Tudo pode ser. Vamos observar a resposta dos jogadores e a estratégia em relação ao adversário, mas sempre utilizando o melhor para que o Palmeiras possa construir sua vitória".
Depois de perder três finais da Copa do Brasil, Marcelo Oliveira busca o título inédito. Então técnico do Coritiba, ele ficou com o vice nas temporadas de 2011 (perdeu para o Vasco) e 2012 (perdeu para o próprio Palmeiras). No ano ano passado, pelo Cruzeiro, caiu diante do rival Atlético-MG.
Se Marcelo segue em busca de sua primeira Copa do Brasil, Dorival Júnior já foi campeão, em 2010, com o próprio Santos. O treinador escalará como titular o lateral-direito Victor Ferraz, que voltou após dois meses de inatividade diante do Coritiba. "Será uma final contra um adversário complicado. O Palmeiras tem uma grande equipe, com jogadores de qualidade e veio crescendo na competição. Como elenco ainda não se conhece bem, tem altos e baixos. Já nosso time evoluiu no momento certo, depois de uma situação incomoda", disse o volante Renato.
O Santos joga com Vanderlei; Victor Ferraz, Gustavo Henrique, David Braz e Zeca; Renato, Thiago Maia e Lucas Lima; Marquinhos Gabriel, Gabriel e Ricardo Oliveira.
O Palmeiras atua com Fernando Prass; Lucas, Jackson, Vitor Hugo e Zé Roberto; Amaral, Arouca e Robinho; Dudu, Gabriel Jesus e Barrios.